Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
005.1    D812m    DIS   
Autor Principal Duarte, Eliane Cristina Flexa
Entradas Secundárias - Autor Oliveira, Luiz Affonso H. Guedes de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Métricas para avaliação do processo de aprendizagem via software educativo / Eliane Cristina Flexa Duarte; orientador, Luiz Alonso Guedes de Oliveira
Publicação 2006.
Descrição Física xvii,107 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica. $b Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Belém, 2006
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Neste trabalho de pesquisa foi investigada a aplicação de métricas avaliativas para o ensino-aprendizagem de matemática abrangendo as quatro operações, com um estudo de caso mediado por um protótipo projetado especificamente, onde foi criado um ambiente computacional para medir o nível de aprendizagem. Foi considerado que o conteúdo tratado apresenta dificuldades para o aluno quanto à assimilação satisfatória dentro do processo ensino-aprendizagem. Este fenômeno ocorre principalmente devido a falta de metodologias que possibilitem ao aluno explorar livremente os conceitos, princípios e relações envolvidas nos problemas das quatro operações. O desempenho do modelo foi avaliado tendo como parâmetro orientador os benefícios que a metodologia pode proporcionar tanto para o professor quanto para o aluno. Destaca-se como resultado deste trabalho a importância de saber avaliar de acordo com as métricas propostas: tratamento do erro e acerto, definição do tempo de resolução do exercício, grau de participação do aluno por exercício, registro de notas por exercício por aluno, relatório final com demonstrativo absoluto e relativo. Considerando que o ambiente apresentado enfatiza estratégias de avaliação, centradas em teorias de aprendizagem, com ênfase na abordagem construtivista, foram descritos os procedimentos metodológicos para medir a aprendizagem e sua aplicação.
Assuntos Engenharia de software
Software - Desenvolvimento
Internet na educação