Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
006.3    H141x    DIS   
Autor Principal Hage Filho, Armando Jorge
Entradas Secundárias - Autor Favero, Eloi Luiz , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Xilovam : xiloteca virtual da Amazônia / Armando Jorge Hage Filho; orientador, Eloi Luiz Fávero
Publicação 2007.
Descrição Física 76 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Belém, 2007.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: XiloVAM - Xiloteca Virtual da Amazônia, é um sistema que implementa uma biblioteca virtual com informações a respeito de madeiras da floresta amazônica, coletadas e classificadas de modo a permitir que tais informações sejam visualizadas por usuários a partir de consultas realizadas pela internet. Permite realizar identificações macroscópicas e microscópicas, com vínculo de imagens que podem ser amplamente descritas. O Xilo V AM possibilita a navegação e exploração de um conjunto de madeiras Amazônicas classificadas sob uma ontologia do domínio. No nível mais alto da ontologia temos dois sistemas ortogonais, o da árvore genealógica (família, espécie e gênero) e o das propriedades das amostras (organolépticas, Macro e Microscópicas). As informações das amostras são detalhadas numa base de dados. A partir da base de dados e da ontologia, as páginas Web são dinamicamente geradas. Para cada madeira são mostradas fotos microscópicas e macroscópicas associadas a um texto descritivo. O Xilo V AM também provê um serviço de classificação de madeiras: a partir da descrição de um conjunto diferencial de atributos (incluindo a escolha de fotos) um pesquisador classifica uma madeira dentro da antologia do sistema, relacionando-a com as demais madeiras daXiloteca.
Assuntos Inteligência artificial
Processamento de linguagem natural (Computação)
Bibliotecas digitais