Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
004.19    L732a    T   
Autor Principal Lima, Paulo Sergio Rodrigues
Entradas Secundárias - Autor Barreiros, José Augusto Lima , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Um Ambiente colaborativo de aprendizagem interdisciplinar apoiado por interfaces adaptativas / Paulo Sergio Rodrigues Lima; orientador, José Augusto Lima Barreiros; co-orientador, Orlando Fonseca Silva
Publicação 2006.
Descrição Física 259 f. : il. ; 31 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Belém, 2006
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (A V As) toma-se, a cada dia, mais evidente em diversas instituições de ensino público e particular, assim como em órgãos governamentais e privados. Várias versões de A V As encontram-se disponíveis para utilização gratuita, cada uma com suas idiossincrasias. No Brasil, já são quase mil instituições que utilizam referidos ambientes. Esses números expressam a necessidade de investimentos e de novas pesquisas na área. Este trabalho especifica e desenvolve um A V A que tem por objetivo minimizar problemas encontrados em muitas abordagens de ambientes atualmente disponíveis, propondo um ambiente denominado de "Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Interdisciplinar" (ACAI), desenvolvido para disponibilizar uma infra-estrutura que permita integrar os conceitos de: trabalho colaborativo, comunidades virtuais de aprendizagem, interdisciplinaridade, adaptação de interfaces e, de forma complementar, permitir a geração de recomendações automáticas a seus usuários baseadas em seus perfis.
Assuntos Interação homem-máquina
Interfaces de usuário (Sistema de computador)
Tecnologia educacional