Número de Chamada
|
510.7 N972h DIS
|
Autor Principal
|
Nunes, José Messildo Viana
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Guerra, Renato Borges , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
História da matemática e aprendizagem significativa da área do círculo : uma experiência de ensino-aprendizagem / José Messildo Viana Nunes ; orientador, Renato Borges Guerra
|
Publicação
|
2007.
|
Descrição Física
|
109 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: Apresenta uma proposta com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, objetivando a construção do conceito de área de figuras planas enfatizando a área do círculo. As atividades sugeridas neste foram orientadas por uma seqüência didática a partir de um texto histórico-matemático utilizado como organizador prévio. A proposta de pesquisa foi realizada em uma escola, da rede pública estadual de ensino, localizada na área metropolitana de Belém do Pará. O desenvolvimento da proposta promoveu motivação intrínseca possibilitando uma efetiva participação dos alunos na realização das tarefas. A abordagem histórica demonstrou ser uma ferramenta eficiente por possibilitar melhor organização da estrutura conceitual de área das figuras planas, o desenvolvimento satisfatório das atividades revelou que os objetivos da proposta foram alcançados.
|
Assuntos
|
Matemática - Estudo e ensino Matemática - História Aprendizagem
|