Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
510.7    N972h    DIS   
Autor Principal Nunes, José Messildo Viana
Entradas Secundárias - Autor Guerra, Renato Borges , orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal História da matemática e aprendizagem significativa da área do círculo : uma experiência de ensino-aprendizagem / José Messildo Viana Nunes ; orientador, Renato Borges Guerra
Publicação 2007.
Descrição Física 109 f. : il. ; 30 cm
Notas Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Apresenta uma proposta com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, objetivando a construção do conceito de área de figuras planas enfatizando a área do círculo. As atividades sugeridas neste foram orientadas por uma seqüência didática a partir de um texto histórico-matemático utilizado como organizador prévio. A proposta de pesquisa foi realizada em uma escola, da rede pública estadual de ensino, localizada na área metropolitana de Belém do Pará. O desenvolvimento da proposta promoveu motivação intrínseca possibilitando uma efetiva participação dos alunos na realização das tarefas. A abordagem histórica demonstrou ser uma ferramenta eficiente por possibilitar melhor organização da estrutura conceitual de área das figuras planas, o desenvolvimento satisfatório das atividades revelou que os objetivos da proposta foram alcançados.
Assuntos Matemática - Estudo e ensino
Matemática - História
Aprendizagem