Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
551.48098115    O48v    DIS   
Autor Principal Oliveira, Ricardo Alexandre Fialho de
Entradas Secundárias - Autor Borges, Maurício da Silva , orient.
Universidade Federal do Pará. . Centro de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica.
Título Principal Virtualização da paisagem de bacias hidrográficas da zona de expansão urbana do município de Belém-PA por meio de cartografias temáticas digitais / Ricardo Alexandre Fialho de Oliveira; orientador, Maurício da Silva Borges
Publicação 2006.
Descrição Física x,113 f. : il. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, Belém, 2006.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: O município de Belém (PA) situado na região nordeste do Estado do Pará, caracteriza-se por apresentar uma posição geográfica próxima ao oceano atlântico, relevo plano, baixas altitudes e clima típico da Amazônia (quente e chuvoso), onde predominam os elevados índices pluviométricos (2.600 a 3.300 mm/ano), condicionando a formação da paisagem. E esta paisagem é esculpida em rochas da formação Barreiras e em sedimentos Pós-Barreiras, estando condicionadas a processos transcorrentes neotectônicos, evidenciados por dois grandes grupos de falhas na escala macroscópica, que cortam os sedimentos Terciário e Quaternários. Um feixe apresenta-se com direção N05E e N60E. o outro feixe com direção N45-55W. Estas falhas produzem "microrelevos", típicos de cidades amazônicas, os quais muitas vezes imperceptíveis, são importantes quando da sua interação com os processos hidrológicos, neotectônicos e de ocupação territorial e gestão do espaço. A associação e/ou interação desses fatores, ou de alguns, são os principais responsáveis por diversos problemas observados, em Belém, quanto ao uso e ocupação do meio físico nas Zonas de Expansão Urbana (ZEU) do município de Belém. Neste trabalho virtualiza-se a estrutura da paisagem e o seu padrão espacial nas bacias hidrográficas dos igarapés Paracuri, Curuperé e Tamanduá, localizadas em áreas de expansão urbana do município de Belém, por meio de cartografias temáticas digitais derivadas de Modelos Numéricos de Terrenos (MNT). A geração de tais cartografias possibilitou a extração de informações associadas aos aspectos fisiográficos e aos processos (naturais e artificiais) responsáveis pelo modelamento da superfície nas bacias hidrográficas. Pois a representação tridimensional do espaço, utilizando-se técnicas de geoprocessamento, adquire importância fundamental, quando associado a aplicações voltadas para o uso e ocupação do meio físico nos espaços urbanos das grandes cidades, se constituindo em informações valiosas para trabalhos futuros que envolvam aspectos ambientais, geotécnicos e de planejamento do uso e ocupação do meio físico nas bacias hidrográficas. E a utilização integrada de MNT's com outros tipos de dados, ampliaram o conhecimento sobre a realidade da paisagem, permitindo visualizar os fenômenos decorrentes de intervenções naturais e antrópicas sobre o espaço urbano, e submeter tais modelos à avaliação.
Assuntos Bacias hidrográficas Belém (PA)
Sistemas de informação geográfica
Cartografia Belém (PA)
Sensoriamento remoto Belém (PA)
Processamento de imagens - Técnicas digitais