Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
551.49    K75m    DIS   
Autor Principal Kobayashi, Carmelina Nobuko
Entradas Secundárias - Autor Sauck, William August, orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas
Título Principal Métodos geofísicos aplicados a prospecção de água subterrânea no município de Ponta de Pedras - Ilha de Marajó - Pará / por Carmelina Nobuko Kobayashi ; William August Sawck (orientador)
Publicação 1979.
Descrição Física x, 93 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Curso de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, 1979
Inclui bibliografias
Este trabalho foi realizado numa área de 25 km 2 em Ponta de Pedras, Ilha do Marajó. Tem por objetivo o dimensionamento geométrico de zonas favoráveis à água subterrânea. Foram utilizados dois métodos geofísicos: sísmica de refração e eletroresistividade. O método sísmico foi empregado em caráter experimental, visando verificar a viabilidade de sua aplicação na área. Os resultados da interpretação confirmaram a suspeita inicial, da existência de horizontes geológicos pouco profundos, não possíveis de serem distinguidos pelo método sísmico. Com o método de eletroresistividade foram feitas sondagens verticais e perfis horizontais. Os resultados da interpretação indicaram áreas promissoras na parte central e numa faixa ao norte da área prospectada. A espessura do aqüífero raso varia entre 0 e 50 km.
Assuntos Águas subterrâneas Ilha de Marajó (PA)
Prospecção - Métodos geofísicos
Geofísica