Número de Chamada
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361.61 M763e DIS
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Autor Principal
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Mont'Alvern, Clara Roseane da Silva Azevedo
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Entradas Secundárias - Autor
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Venturini, Ariberto, orient. Universidade Federal do Pará . Centro Sócio-Econômico . Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
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Título Principal
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Educação e emancipação : leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica / Clara Roseane da Silva Azevedo Mont'Alvern ; orientador, Ariberto Venturini
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Publicação
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2006.
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Descrição Física
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84 f. ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro Sócio-Econômico . Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, 2006 Inclui referências bibliográficas Resumo: A presente Dissertação de Mestrado tem como tema o analfabetismo que, ainda hoje, atinge parcela expressiva da população brasileira, em especial, os segmentos sociais mais empobrecidos, sobretudo os que vivem no campo. Busca-se, aqui, problematizar se a intervenção da UFP A, efetivada por meio do Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (P ACT), projeto esse vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), enquanto instrumento de uma política pública voltada à educação no campo, vem contribuído, de que modo e em que medida, quer para a emancipação política, quer para a superação do analfabetismo nos espaços campesinos da região oeste do Estado do Pará. Para verificar as questões problema acima esboçadas, optouse, do ponto de vista metodológico, por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental acerca de um projeto - P ACT que, atendendo às diretrizes do PRONERA, reuniu docentes e pesquisadores de diferentes áreas do saber - vinculados, em sua maioria, à Universidade Federal do Pará. As análises evidenciam que, mesmo enfrentando obstáculos para o alcance de seus propósitos, pode-se afirmar que o P ACT vem alcançando boa parte dos objetivos estabelecidos. Mas é necessário atentar para as condições que estorvam a ação educativa do projeto, sobretudo, porque o seu sucesso coincide com o dos alfabetizados afetados por meio desta ação.
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Assuntos
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Política social Analfabetismo Política urbana Educação rural
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