Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
325.2810988    C791b    DIS   
Autor Principal Corbin, Hisakhana Pahoona
Entradas Secundárias - Autor Aragón, Luis E. (Luis Eduardo) , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Brazilian migration to Guyana as livelihood strategy : a case study approach / Hisakhana Pahoona Corbin; orientador Luis Eduardo Aragón Vaca
Publicação 2007.
Descrição Física 177 f. : il. ; 29 cm.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos estudos Amazônicos. Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, Belém, 2007.
Inclui bibliografias
Resumo: Este estudo de caso de metodologia mista foi conduzido com foco na migração brasileira para Guiana como estratégia de sobrevivência. O estudo examinou, descreveu e analisou o processo de migração e da adaptação, e os impactos socioeconômicos e ambientais físicos e as preocupações associadas com as atividades de sobrevivência destes migrantes na Guiana. Foram utilizados questionários, entrevistas, documentários, arquivos e observações(direta e participante) com o objetivo de obter o entendimento profundo do fenômeno em questão. O estudo confirma que através de um forte estudo de rede, os brasileiros de classes socioeconômicas e culturais mais baixas são capazes de adotar a migração como estratégia de sobrevivência, à medida que eles migram através de uma rota por passos(step-wise) pré definida para a Guiana. Este sistema de rede permite aos migrantes responderem prontamente às novas atividades de sobrevivencia tanto interna como internacionalmente. Na Guiana, a mineração e a prostituição são identificadas como as principais atividades de sobrevivência que tem gerado consequências socioeconômicas tanto positivas quanto negativas e impactos ambientais negativos.
Assuntos Imigrantes Guiana
Trabalhadores estrangeiros brasileiros - Guiana
Brasil - Migração Guiana
Guiana - Migração