Número de Chamada
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371.20098115 G899m DIS
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Autor Principal
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Gualberto Junior, Antonio Caxinauá
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Entradas Secundárias - Autor
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Gomes, Vera Lúcia Batista , orient. Universidade Federal do Pará . Centro Sócio-Econômico . Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
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Título Principal
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A Mercantilização do ensino e o trabalho do(c)ente : um estudo de caso numa escola de ensino médio em Belém-Pará / Antonio Caxinauá Gualberto Junior; orientador, Vera Lúcia Batista Gomes
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Publicação
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. 2007.
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Descrição Física
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92 f. : il. ; 31 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro Sócio-Econômico . Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Belém, 2007 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este Estudo de Caso realizado em uma escola privada de ensino médio localizada em Belém mostra os impactos da reestruturação produtiva no trabalho docente. A Escola "A", /ocw desta pesquisa, possui uma estrutura administrativa que reflete o padrão fordista de produção lembra a rotina de uma fábrica e mantém uma relação de trabalho verticalizada, ou seja, um~ verdadeira escola-empresa. Todavia exige do seu corpo docente uma postura "flexível" nc processo de trabalho, em conformidade com as metas de produção, ou seja, de aprovação d{ alunos. Sob a lógica da privatização do ensino, os professores são submetidos à dominação do~ alunos e seus pais. Com efeito, o desgaste fisico e psíquico, a baixa estima e o sofriment( decorrentes das relações de trabalho nesta escola têm ocasionado problemas de saúde em certo~ professores, assim como o absenteísmo, chegando mesmo à intenção de abandonar a profissão de docente. Neste estudo, essa tendência é evidenciada entre os profissionais participantes desté pesquisa.
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Assuntos
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Escolas - Organização e administração Belém (PA) Educação - Aspectos econômicos Professores - Satisfação no trabalho Força de trabalho - Efeito na educação Avaliação educacional
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