Número de Chamada
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374.012 R696m DIS
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Autor Principal
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Rodrigues, Ana Maria Sgrott
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Entradas Secundárias - Autor
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Aragão, Rosália Maria Ribeiro de , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
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Título Principal
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A Minha vida seria muito diferente se não fosse a matemática : o sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos / Ana Maria Sgrott Rodrigues; orientadora, Rosália Maria Ribeiro de Aragão
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Publicação
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2006.
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Descrição Física
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213 f. : il. ; 31 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, Belém, 2006 Inclui referências bibliográficas Resumo: A presente investigação se configura em termos qualitativos de pesquisa como um estudo de caso dos alunos de uma escola estadual integrante do programa especial de Educação de Jovens e Adultos - EJA. Tais alunos estavam matriculados na 3º e na 4º etapas do programa, cujo formato curricular corresponde às quatro últimas séries do Ensino Fundamental de 58 a 8º séries, cuja operacionalização concentra conhecimento, espaço e tempo uma vez que cada etapa é desenvolvida em um ano letivo. A escola escolhida se localiza em área geográfica de
'ocupação' cuja comunidade vive na condição de exclusão social, justamente no entorno de duas universidades públicas. Os jovens e adultos originados desse contexto, que estudam nessa escola, vivenciaram uma trajetória escolar marcada por impedimentos de estudar, reprovações e interrupções escolares que os impediram de concluir o Ensino Fundamental. Por essas razões, me propus investigar para conhecer, no âmbito do ensino da Matemática, elementos que contribuem para a (re)inclusão escolar com sucesso desses alunos, bem como elementos que acabam por incidir na sua (re)exclusão escolar, um fenômeno que retroalimenta o processo inevitável de exclusão social desses alunos. Para tanto, assumi a construção de uma trama narrativa relativa ao contexto dessa escola, envolvendo e interagindo dialogicamente os seus sujeitos nesta pesquisa, quais sejam, alunos, professores e funcionários da escola. Considerei suas historicidades e suas interpretações dos eventos pedagógicos vividos por eles em relação ao ensino de Matemática, objetivando produzir outros sentidos, relações e nexos que respondam ao 'como' e ao 'por que' os elementos de análise destacados contribuem e incidem no processo de inclusão ou exclusão escolar. As análises por mim procedidas possibilitam evidenciar os termos da indiferença escolar e do despreparo docente quer pela desconsideração da história do alunado quer pela visão distorcida de "currículo justo" e "igualdade de oportunidades" na comparação com os alunos legalmente ditos vinculados ao "ensino regular".
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Assuntos
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Educação de adultos Matemática - Estudo e ensino Inclusão escolar Discriminação na educação Professores - Formação
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