Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
550    A311m    DIS   
Autor Principal Aizman, Luiz
Entradas Secundárias - Autor Evans, Hilton Bernard, orient.
Universidade Federal do Pará . Centro de Geociências . Curso de Pós-Graduação em Geofísica
Título Principal Melhoramento da resolução para camadas delgadas de perfilagens existentes em áreas específicas de produção-exploração / por Luiz Aizman ; Hilton Bernard Evans (orientador)
Publicação 1990.
Descrição Física vii, 63 f. : il. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Curso de Pós-Graduação em Geofísica, 1990
Inclui referências bibliográficas
Resumo: No campo da perfilagem de poço existe um grande interesse voltado para as técnicas que melhorem a resolução vertical das respostas das ferramentas. Neste trabalho, optamos por desenvolver uma técnica de aumento de resolução vertical dos perfis obtidos com a ferramenta de indução denominada na bibliografia de 6FF40, através de um algoritmo que utiliza as técnicas da estimativa dos mínimos quadrados. Este método torna possível o processamento dos dados registrados de uma maneira computacionalmente eficiente. O algoritmo apresentado necessita apenas dos dados registrados, dos valores adotados como coeficientes da ferramenta, e de uma estimativa dos ruídos existente. Como ilustrações foram utilizadas trechos de um perfil de uma área que reconhecidamente apresenta problemas relacionados à resolução vertical da ferramenta 6FF40. Com o objetivo de verificar a eficiência do algoritmo utilizado, os perfis processados foram correlacionados com os perfis de raio gama e com os perfis esféricos focalizados do poço 7-LOR-18-RN, perfis estes, que possuem resolução vertical maior do que os perfis convencionais de indução, comprovando a individualização das camadas delgadas que antes do processamento não eram facilmente.reconhecidas no perfil original. O algoritmo foi também testado com dados sintéticos demonstrando sua eficiência na recuperação de valores mais representativos para Rt.
Assuntos Perfilagem geofísica de poços
Geofísica
Prospecção - Métodos geofísicos