Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
550    M827m    DIS   
Autor Principal Moraes, Fernando Sérgio de
Entradas Secundárias - Autor O'Brien, Douglas Patrick, orient.
Universidade Federal do Pará . Centro de Geociências . Curso de Pós-Graduação em Geofísica
Título Principal Modelo interpretativo para os levantamentos gravimétricos de poço da bacia de SE/AL / por Fernando Sérgio de Moraes ; Douglas Patrick O'Brien (orientador)
Publicação 1991.
Descrição Física vi, 92 f. : il. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Curso de Pós-Graduação em Geofísica, 1991
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O primeiro levantamento gravimétrico em poço no Brasil foi realizado na Bacia de Sergipe - Alagoas, num programa conjunto envolvendo a participação da Universidade Federal do Pará, o U.S.G.S. (United States Geological Survey) e Petrobrás (CENPES/DEPEX/DENEST), durante Outubro e Novembro de 1990. Um total de três poços terrestres foram perfilados, visando avaliar a resposta da gravimetria de poço, em comparação com os perfis convencionais de densidade, no estudo do embasamento pré-cambriano produtor, sobreposto por rochas sedimentares de idade cretácea. Na área, o embasamento é bastante raso com profundidades variando entre 500 e 800m. A interpretação dos dados foi dificultada pelo fato da superfície rasa do embasamento ser bastante complexa. Na área estudada, esta superfície corresponde à. chamada discordância pré-aptiana. Sobre esta superfície ondulada, depositou-se uma seqüência evaporítica e o contraste de densidade, entre estas duas unidades e o resto do pacote sedimentar, foi responsável por uma parte significativa do efeito gravimétrico observado. Para retirar este efeito, a superfície de cada unidade foi reconstituída, a partir de informações de poços vizinhos, e o seu campo gravimétrico foi modelado através de malhas de triângulo, utilizando um algoritmo de corpos poliédricos. O campo residual resultante foi então usado para estimar as densidades, que foram representadas em perfis. Estas estimativas foram comparadas com os perfis de densidade convencionais e, o resultado, foi possível indicar alguns intervalos de interesse dentro e acima do embasamento produtor.
Assuntos Geofísica
Perfilagem geofísica de poços
Petrologia