Número de Chamada
|
371.200981 A663p DIS
|
Autor Principal
|
Araujo, Maria Auxiliadora Maués de Lima
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
|
Título Principal
|
O Progestão no contexto da modernização do estado brasileiro : mediação para a democratização da gestão escolar ou para a implantação da lógica gerencial na escola? / Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo; orientadora, Terezinha F. Andrade Monteiro dos Santos
|
Publicação
|
2006.
|
Descrição Física
|
176 f. ; 31 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2006 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este trabalho tenta responder a algumas interrogações relativas a um programa de formação de gestores que indica formas de organização e gestão do espaço escolar sustentado no "discurso do democrático". o Progestão - Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares. Tem como objetivo geral desvendar as matrizes teóricas deste Programa por meio da análise do conceito de democracia incorporado nas mediações de gestào democrática que foram propostas e nas novas formas de organizar e de gerir a escola. O objeto de estudo - Progestão - é uma proposta específica de gestão escolar. oriunda da união de várias secretarias de educação estaduais. que segue as diretrizes do Ministáio de Educação. Considera para a gestão escolar a introdução de novos instrumentos organizacionais e gerenciais. como possibilidade de me1horia da qualidade da educação. Recorremos à pesquisa documental e bibliográfica como estratégias para o entendimento do objeto proposto. analisando os documentos de criação e de implementação do programa. os seus diferentes materiais didáticos e um conjunto de autores que se constituem na sua base teórica. Todo o material foi por nós organizado e analisado considerando as possibilidades de contribuição para a consolidação de práticas formais ou efetivas de democracia escolar. Partimos do pressuposto de que nem sempre que se usa a palavra democracia significa que se acredita efetivamente nela. mas sim que
se generalizou o reconhecimento de que a democracia é uma virtude. Verificamos que os elementos de mediação propostos para a gestão educacional. em função de sua perspectiva de democracia, apesar de positividades e avanços na ampliação da participação da comunidade escolar na administração das unidades de ensino, são usados como ferramenta de uma concepção de democracia formal. servindo para a legitimação de práticas de gestào tradicionalmente consolidadas. Por fim, verificamos que o Progestão se coloca como um instrumento por meio do qual se busca introduzir a lógica gerencial na gestão da escola pública brasileira.
|
Assuntos
|
Escolas - Organização e administração Democratização da educação Política e educação Ensino à distância
|