Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    M448r    DIS   
Autor Principal Maués, Alfredo de Souza
Entradas Secundárias - Autor Kato, Olivia Misae , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal A Recombinação de letras no ensino e emergência da leitura generalizada recombinativa em crianças da pré-escola / Alfredo de Souza Maués; orientadora, Olívia Misae Kato
Publicação 2007.
Descrição Física 46 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2007.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Estudos têm demonstrado a leitura de palavras com recombinação de silabas em crianças preescolares. No entanto, nesses estudos tem ocorrido o controJe parcial pelas sílabas dificultando a generalização da leitura. O presente estudo investigou o efeito do ensino de discriminações condicionais entre sílabas na emergência da leitura textual dessas sílabas e de novas sílabas com recombinação das letras das sílabas de ensino, evitando o estabelecimento do controle parcial. Verificou-se, ainda, a emergência da leitura textual e com compreensão de palavras com sentido e inventadas tornadas pelas sílabas de ensino e recombinadas. Cinco crianças da pré-escola participaram do estudo que foi dividido em três etapas. Na Etapa I, foram ensinadas por meio de emparelhamento com o modelo as silabas NO, BO, NA, DO e NE, e testada a leitura das silabas recombinadas BA, DA, DE e BE. Na Etapa ll, foi verificada a leitura textual e com compreensão das palavras com sentido DADO, DEDO, BEBÊ e BOBO. Na Etapa III, foi verificada a leitura textual e com compreensão das palavras inventadas NEBA, NODE, BEOO e DABO. Todos os participantes apresentaram a emergência da nomeação oral das sílabas de ensino e recombinadas. Os cinco participantes apresentaram prontamente a leitura com compreensão de todas as palavras com sentido e inventadas, documentada pelas relações de equivalência entre figurns e palavras escritas e ditadas. Na Etapa II, quatro participantes demonstraram a emergência imediata da leitura textual de todas as palavras com sentido antes da emergência da leitura com compreensão e um participante apresentou após essa emergência. Na Etapa III, três participantes apresentarnm a emergência imediata da leilura textuaJ de todas as palavras inventadas antes e dois apresentaram depois da emergência da leitura com compreensão. Após a leitura das sílabas de ensino e recombinadas na Etapa I, ocorreu a leitura de todas as palavras com sentido (Etapa ll) e inventadas (Etapa llI). O controle parcial, relatado em alguns estudos, não foi estabelecido no presente estudo. A leitura. recombinativa ocorreu sem a necessidade de procedimentos especiais. Esses resubdos indicam que se as discriminações entre sílabas forem ensinadas diretamente, ocorrerá a emergência da leitura generalizada recombinativa sem estabelecer o controle parcial e sem a necessidade de procedimemos especiais de ensino.
Assuntos Leitura - Psicologia
Estímulos sensoriais
Pré-escolares