Número de Chamada
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153.15 D333i DIS
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Autor Principal
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Delage, Paulo Elias Gotardelo Audebert
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Entradas Secundárias - Autor
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Carvalho Neto, Marcus Bentes de , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
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Título Principal
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Investigações sobre o papel da generalização funcional em uma situação de resolução súbita de problemas (insight) em Rattua Norvegicus / Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage; orientador, Marcus Bentes de Carvalho Neto
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Publicação
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2006.
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Descrição Física
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176 f. : il. ;
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2006 Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: A psicologia da aprendizagem foi marcada pelo debate sobre se a aprendizagem seria um processo gradual ou súbito. Enquanto os associacionistas defendiam a primeira proposta, os gestaltistas afirmavam a existência de situações de aprendizagem abruptas. Dentre os principais autores a defenderem esta possibilidade estava W olfgang Kõhler. Os
trabalhos deste autor têm sido apontados como evidência de que a aprendizagem seria um pI:ocesso súbito. Apesar da relevância destes trabalhos em demonstrar a existência de situações em que uma forma súbita de aprendizagem ocorra, muito se tem questionado sobre as conclusões apresentadas por ele para o porquê da ocorrência deste tipo de fenômeno
comportamental. Dentre as muitas críticas feitas, a que tem recebido mais atenção refere-se à ausência de controle da história dos seus sujeitos experimentais, bem como à desconsideração do papel que esta história teria nos resultados encontrados. Estudos que investigaram este papel (Epstein et aI., 1984 e Epstein & Medalie 1983, 1985) demonstraram que a resposta típica de "insight" podia ser o resultado da junção de repertórios aprendidos previamente. Os trabalhos de Epstein foram importantes em demonstrar que o "insight" seria uma junção de repertórios que se combinam em situações apropriadas pelo possível envolvimento de um processo conhecido como "Generalização Funcional". O presente trabalho se propôs a investigar se a Generalização Funcional era realmente responsável pela interconexão dos repertórios que culminariam na resolução da tarefa de um modo considerado como "súbito". Para tal foi feita uma replicação dos experimentos de Epstein, utilizando-se ratos como sujeitos. Os resultados mostraram que a Generalização Funcional parece ser um requisito necessário, mas não suficiente para a resolução súbita de problemas, de um modo considerado como "insight".
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Assuntos
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Psicologia da aprendizagem Aprendizagem animal Solução de problemas Insight Rato - Comportamento
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