Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
155.5    C672l    DIS   
Autor Principal Coelho, Karina Helaine de Lima
Entradas Secundárias - Autor Pontes, Fernando Augusto Ramos , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal O Lazer em adolescente : reflexões acerca de desenvolvimento / Karina Helaine de Lima Coelho; orientador, Fernando Augusto Ramos Pontes
Publicação 2005.
Descrição Física viii,92 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2005
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: o lazer é apontado como um dos mais importantes contextos de aprendizagem e desenvolvimento. Estudos recentes têm definido o lazer como uma categoria de atividade praticada durante o tempo livre das tarefas habituais. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das atividades de lazer praticadas por adolescentes, assim como os locais e suas respectivas companhias, como possíveis indicadores do desenvolvimento. Participaram desta pesquisa 50 adolescentes, entre 12 a 15 anos, residentes na periferia da cidade de Belém, com renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos. A pesquisa foi realizada em duas etapas consecutivas: a quantitativa, na qual foram aplicados 3 roteiros de entrevista: um referente à caracterização sociodemográfica da população, outro consistiu no levantamento das atividades de rotina e o ultimo, relacionado às atividades de lazer. Na etapa qualitativa foi utilizada a técnica de discussão de grupo focal. A partir dos resultados pode-se perceber que as atividades do uso da mídia (Assistir Televisão, Ouvir Música e Lê), e são realizadas principalmente no ambiente doméstico em companhia de familiares. Atividade de Brincar, Conversar e Praticar &portes possibilitam o contato com os pares e são realizadas na rua e escola. Quanto a atividade Passear, os locais mais freqüentados são as praças aonde os adolescentes vão em companhia dos pais. As categorias jogoslbrincadeiras e passear propiciam amplitude maior de experiências sócio-culturais, contudo, em função dos interesses motivacionais e limitações econômicas, há uma restrição das possibilidades experienciais desta amostra. Na segunda etapa, foram identificadas 5 categorias qualitativas associando o Lazer com: socialização, influenciando o comportamento, intensificação de emoções, situações de risco e inclusão social. Os relatos indicam que o lazer proporciona a socialização,mas também aponta potenciais prejuízos ao desenvol"imento, tais como: exposição a situações de risco. Identificou-se uma insignificante participação desses adolescentes em atividades artísticas e intelectuais. Nesse sentido pode-se entender que tais adolescentes são excluídos de políticas públicas que permitam acesso a outras possibilidades de lazer, aspectos que em termos educacionais e desenvol"imentais são bastante preocupantes.
Assuntos Psicologia do adolescente
Psicologia do desenvolvimento
Lazer