Número de Chamada
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302 L864a T
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Autor Principal
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Lopes, Lene Wilma Rodrigues .
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Entradas Secundárias - Autor
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Magalhães, Celina Maria Colino , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
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Título Principal
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Análise das relações de amizade entre pré-escolares a partir de socimeteria, observação comportamental e teoria dos grafos
/ Lene Wilma Rodrigues Lopes; orientadora, Celina Maria Colino Magalhães
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Publicação
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2007.
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Descrição Física
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131 f. : il. ; 30 cm
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Notas
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Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2007 Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: As relações de amizade são extremamente importantes para o desenvolvimento infantil, seja no aspecto individual ou no aspecto social. Assim, a análise das amizades entre pré-escolares se configura como tema relevante, especialmente para o avanço teórico e metodológico sobre a amizade e, consequentemente, para a construção de uma ciência do relacionamento interpessoal. O presente estudo objetiva analisar as relações de amizade entre pré-escolares, contribuindo teórica e metodologicamente para a consolidação de uma Psicologia da Amizade. Participaram da pesquisa 22 pré-escolares, sendo 17 meninos e 5 meninas, com idade média de 54 meses, matriculados no Jardim II da Educação Infantil em uma escola da rede municipal de educação de Belém. Foram coletadas informações em duas etapas: primeiro mês de aula e primeiro mês após o retomo das férias do meio do ano letivo. Os dados foram coletados através de: a) teste sociométrico, objetivando identificar a preferência verbal de cada criança-alvo por parceiros dentro do grupo; b) entrevista, objetivando identificar os critérios utilizados para a escolha do amigo e o conceito de amigo a partir da compreensão da criança; c) observação comportamental, objetivando registrar e padronizar os comportamentos característicos de relações de amizade e construir a rede de relações entre as crianças, através da Árvore Geradora Mínima e da Árvore Orientada de Caminhos Mais Curtos, dois métodos baseados na Teoria dos Grafos. Os principais resultados indicam: a) utilização da nomenclatura "preferência mútua" ou "preferência recíproca" e "preferência unilateral" nos resultados do teste sociométrico, em substituição à "amizades recíprocas" ou "amizades unilaterais" como usualmente utilizado na literatura; b) possibilidade de utilização de-análise comparativa das preferências recíprocas e unilaterais identificadas no teste sociométrico com as amizades recíprocas e unilaterais identificadas na rede de relações; c) necessidade de analisar as relações por um tempo maior, como forma de identificar os processos envolvidos no fortalecimento ou manutenção dos vínculos; d) pertinência da Teoria dos Grafos como uma ferramenta para a análise das relações de amizade entre crianças, especialmente as Árvores Geradoras Mínimas e as Árvores Orientadas de Caminhos Mais Curtos(AU)especialmente para o avanço teórico e metodológico sobre a amizade e, consequentemente, para a construção de uma ciência do relacionamento interpessoal. O presente estudo objetiva analisar as relações de amizade entre pré-escolares, contribuindo teórica e metodologicamente para a consolidação de uma Psicologia da Amizade. Participaram da pesquisa 22 pré-escolares, sendo 17 meninos e 5 meninas, com idade média de 54 meses, matriculados no Jardim II da Educação Infantil em uma escola da rede municipal de educação de Belém. Foram coletadas informações em duas etapas: primeiro mês de aula e primeiro mês após o retomo das férias do meio do ano letivo. Os dados foram coletados através de: a) teste sociométrico, objetivando identificar a preferência verbal de cada criança-alvo por parceiros dentro do grupo; b) entrevista, objetivando identificar os critérios utilizados para a escolha do amigo e o conceito de amigo a partir da compreensão da criança; c) observação comportamental, objetivando registrar e padronizar os comportamentos característicos de relações de amizade e construir a rede de relações entre as crianças, através da Árvore Geradora Mínima e da Árvore Orientada de Caminhos Mais Curtos, dois métodos baseados na Teoria dos Grafos. Os principais resultados indicam: a) utilização da nomenclatura "preferência mútua" ou "preferência recíproca" e "preferência unilateral" nos
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Assuntos
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Interação social Socialização Ambiente escolar Pré-escolares Teoria dos grafos Sociometria
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