Número de Chamada
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153.15 S192p T
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Autor Principal
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Sampaio, Maria Elizângela Carvalho
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Entradas Secundárias - Autor
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Assis, Grauben José Alves de , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
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Título Principal
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Procedimentos de ensino e de testes de construção e leitura de sentenças com compreensão
/ Maria Elizângela Carvalho Sampaio; orientador, Grauben Assis; co-orientador, Marcelo Quintino G. Baptista
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Publicação
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2007.
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Descrição Física
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148 f. : il. ; 30 cm
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Notas
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Área de concentração: Psicologia Experimental Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2007 Inclui referências bibliográficas Resumo:Análise de relações ordinais nos quais o responder estaria sob controle de propriedades relacionais do tipo primeiro, segundo, terceiro e assim por diante, a partir do paradigma de equivalência, constitui uma importante forma de compreender o comportamento verbal (sintaxe). Cinco estudos buscaram avaliar a emergência de novas sentenças com três ou quatro palavras (artigos, substantivos, adjetivos ou verbos e advérbios), com base nas posições ocupadas pelas mesmas em cada sentença ensinada independentemente. Participaram do Estudo 1 cinco crianças da pré-escola. Todos os participantes foram submetidos a procedimentos de ensino com três palavras através de emparelhamento de acordo com omodelo, testes de equivalência, treino por encadeamento de respostas, testes de produção de seqüências, conectividade e testes de leitura com compreensão. No Estudo 2, outras cinco crianças do ensino fundamental foram expostas aos mesmos procedimentos de ensino e testes,com quatro palavras. No Estudo 3, quatro crianças eram submetidas ao procedimento por encadeamento, testes de produção de seqüências, conectividade e de leitura com compreensão com quatro palavras. No Estudo 4 outras quatro crianças com história de fracasso escolar foram submetidas ao mesmo procedimento de ensino e testes dos Estudos 1 e 2, com quatro palavras. No Estudo 5 três outras crianças também com história de fracasso escolar foram submetidas ao mesmo procedimento adotado no Estudo 3 com quatro palavras. Os participantes não tinham leitura fluente de frases, mas liam palavras isoladamente. As sessões experimentais ocorreram numa sala da escola freqüentada pelas crianças. Ummicrocomputador forneceu suporte ao estudo e um software específico exerceu o controle e registro dos dados comportamentais. Utilizaram-se três conjuntos de estímulos: "A" (desenhos), "B" (palavras maiúsculas) e "C" (palavras minÚsculas), para ensinar as relações condicionais AB e AC e testes BC/CB. No treino por encadeamento eram usadas três sentenças diferentes. Na primeira tentativa, a palavra "UM", por exemplo, era apresentada na "área de escolha". Um toque sobre a palavra produzia como conseqüência seu deslocamento para a "área de construção" na parte superior da tela, uma animação gráfica era apresentada acompanhada de um som "muito bem", "legal", "certo". Em seguida, duas palavras eram apresentadas simultaneamente na tela e o participante deveria tocar em uma delas e depois
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Assuntos
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Psicologia da aprendizagem Testes de equivalência Estímulos sensoriais
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