Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
342.1243    P436a    DIS   
Autor Principal Pereira, Rosalina Pinto da Costa Rodrigues
Entradas Secundárias - Autor Mattos Neto, Antônio José de . orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito
Título Principal Análise jurídica do processo evolutivo da reforma agrária / Rosalina Pinto da Costa Rodrigues Pereira ; orientador, Antônio José de Mattos Neto.
Publicação 1993.
Descrição Física ix, 260 f. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, 1993
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Analisa os aspectos jurídicos que visam a realização da reforma agrária informando as alterações que foram adquirindo frente à formação legislativa e às decisões dos nossos tribunais.Avalia o conceito da reforma agrária adotado pelo direito brasileiro em cotejo ao direito comparado. Estuda a evolução do direito de propriedade esuas implicações na teoria da função social da propriedade adotada pela atual legislação agrária, denunciando a tendência sempre presente em nossa legislação de identificar o imóvel rural apenas no seu elemento econômico. Discrimina e avalia os instrumentos jurídicos da reforma agrária demonstrando onde apresentam necessidade de mudança. Questiona a eficácia jurídica do processo judicial de desapropriação, principalmente diante das modificações advindas no texto constitucional. Demonstra quais os imóveis sobre que incide a reforma agrária e suas alterações conceituais sofridas pela legislação. Finaliza informando os institutos afins à reforma agrária que com ela não se confundem, mas devem ser compatibilizados.
Assuntos Reforma agrária - Legislação