Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
573.8    S237p    DIS   
Autor Principal Santos, Cláudia Dourado
Entradas Secundárias - Autor Leal, Walace Gomes , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Título Principal Padrões diferenciais de resposta inflamatória, lesão axonal e dismielinização após lesão excitotóxica e isquêmica no tronco cerebral de ratos adultos / Cláudia Dourado Santos; orientador, Wallace Gomes Leal
Publicação 2006.
Descrição Física 131 f. : il. ; 31 cm
Notas Área de concentração: Ciências básicas em odontologia
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Belém, 2006.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Resposta inflamatória, lesão axonal e desmielinização são componentes importantes da fisiopatologia de doenças neurodegenerativas agudas e crônicas, tais como trauma cerebral, da medula espinhal, acidente vascular encefálico e esclerose múltipla. Na presente dissertação, investigamos a evolução destes eventos patológicos após indução de lesão excitotóxica (por injeção de NMOA) e isquêmica (por injeção de endotelina-1), no núcleo espinhal do sistema trigeminal de ratos adultos, 1 e 7 dias após a injeção. Microinjeções de 80 nmol NMOA e 40 pmol de endotelina-1 induziram eventos histopatológicos diferenciais no que concerne aos padrões de perda tecidual, inflamatórios, de lesão do cilindro axonal e da bainha de mielina. A injeção de NMDA induziu perda tecidual intensa da substância cinzenta do núcleo espinhal, sem perda tecidual significativa na substância branca. A resposta inflamatória induzida pela injeção deste neurotóxico foi moderada, com pouco recrutamento de neutrófilos e macrófagos para o parênquima neural. Houve lesão axonal na substância cinzenta após injeção de NMOA, com pouco comprometimento axonal na substância branca. A mielina foi afetada, a partir do tempo de sobrevida de 7 dias. Microinjeções de endotelina-1 na mesma região do núcleo espinhal induziram menor perda tecidual, do que a induzida pela injeção de NMOA, com resposta inflamatória intensa dominada pelo recrutamento de macrófagos, com maior incidência de lesão axonal e perda de mielina, a partir de 1 dia após a injeção. Grande número de microcistos foi encontrado na substância branca do trato trigeminotalâmico, 7 dias após a injeção. A lesão isquêmica induziu o aparecimento de células picnóticas, neste mesmo tempo de sobrevida. Estes resultados demonstram que a lesão isquêmica do tronco cerebral induz mais resposta inflamatória, lesão axonal e perda de mielina do que uma lesão primariamente excitotóxica. Estes eventos histopatológicos podem ocorrer após lesão aguda do tronco cerebral de seres humanos, o que pode contribuir para os déficits funcionais subjacentes. Futuros estudos, utilizando marcadores de oligodendrócitos, de células apoptóticas e técnicas de microscopia eletrônica devem contribuir para a elucidação das diferenças observadas nestes modelos experimentais de doenças neurodegenerativas agudas.
Assuntos Lesão axonal difusa
Isquemia
Tronco encefálico - Ferimentos e lesões
Sistema nervoso - Degeneração
Rato