Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
617.672    C521a    DIS   
Autor Principal Chermont, Armando Brito
Entradas Secundárias - Autor Souza Junior, Mario Honorato Silva e , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Título Principal Avaliação clínica da sensibilidade pós-operatoria em restaurações oclusais com três sistemas adesivos : 3 passos (Scotchbond MP plus), 2 passos associado a dessensibilizante (Gluma confort bond + dessensitizer) e de 1 passo-auto condicionante simplificado (I bond) / Armando Brito Chermont; orientador, Mário Honorato Silva e Souza Jr.
Publicação 2006.
Descrição Física 60 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Belém, 2006
Inclui referências bibliográficas
Resumo: o objetivo desse estudo foi analisar clinicamente o comportamento de 60 restaurações oclusais, em relação à sensibilidade pós-operatória em cavidades oclusais em pré-molares e molares. Foram selecionados dentes considerados dentro da normalidade, após testes clínicos e radiográficos, onde cavidades de média profundidade e largura máxima de Y2 da distancia entre os vértices de cúspides na área do istmo, eram requeridas. A profundidade da parede pulpar foi estabelecida em dentina pelo menos 1 mm além da junção amelodentinária. Os detalhes do preparo foram registrados por fotografia (digitalizadas), por moldagem com silicone de condensação, modelos de gesso. Esses cuidados foram tomados para que futuramente servissem como auxiliar de interpretação de resultados. As restaurações foram feitas sob isolamento absoluto, para evitarmos contaminação pela saliva e sangue. Em 20 preparos foram feitos procedimentos restauradores com sistema de 3 passos (Scotchbond MP Plus). Em outros 20 preparos foram feitos procedimentos restauradores com sistema de 2 passos associado a dessensibilizantes (Gluma Confort Bond + Dessensitizer). Em outros 20 preparos foram feitos procedimentos restauradores com sistema de 1 passo autocondicionante simplificado (I Bond). Os 60 dentes foram restaurados com a resina composta Filtek Supreme, por ser um material apropriado para dentes posteriores, por meio da técnica incremental. Após 48 horas e 7 dias os pacientes retomavam para o controle da sensibilidade pós-operatória. Inicialmente era obtido um relato do paciente, para em seguida serem realizados testes clínicos (térmico, pressão e percussão). Os dados foram tabelados e os resultados analisados. Não houve diferença na sensibilidade antes e após (48 horas e 7 dias) a colocação das restaurações para todos os grupos.
Assuntos Dentística operatória
Resinas dentárias
Restauração (Odontologia)
Sensibilidade da dentina