Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
618.92836    S725e    DIS   
Autor Principal Sousa, Emanuel de Jesus Soares de
Entradas Secundárias - Autor Pfeifer, Luzia Iara , orient.
Universidade do Estado do Pará. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Mestrado em Motricidade Humana.
Título Principal O Efeito da toxina botulínica na melhoria da qualidade de vida em crianças com paralisia cerebral espástica / Emanuel de Jesus Soares de Sousa; orientadora, Luzia Iara Pfeifer
Publicação 2004.
Descrição Física 120 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado do Pará. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Mestrado em Motricidade Humana, Belém, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Lesões cerebrais podem se manifestar desde a formação até o completo desenvolvimento do sistema nervoso. Quando se manifesta em sua fase de formação passando pelo nascimento e logo após, leva às síndromes conhecidas como paralisia cerebral, provocando distúrbios da postura e do movimento, com manifestações clinicas como síndromes distônicas com ou sem movimentos extrapiramidais, síndromes atáxicas e espasticidade. O déficit motor se manifesta de modo variável e está freqüentemente associado a espasticidade, acarretando nessas crianças dificuldade de marcha e posturas anômalas. Trabalhos têm mostrado a ação de vários medicamentos e condutas clínicas no intuito de reduzir as manifestações clínicas decorrentes destas seqüelas. Entre estes trabalhos se destaca a ação da toxina botulínica, um potente bloqueador da transmissão do impulso nervoso na junção mioneural. Com este efeito espera-se reduzir a hipertonia observada nas encefalopatias infantis e com isto minimizar os sinais clínicos melhorando, portanto, a postura, o equilíbrio, a marcha, o tônus muscular e de certa forma a qualidade de vida destas crianças. Este trabalho limitou-se à elaboração de um estudo com acompanhamento regular no grupo de 05 crianças com idade entre 3 a 09 anos, virgem de tratamento medicamentoso ou cirúrgico, portadores de paralisia cerebral tipo espástica tetraparética. A avaliação foi feita em 3 tempos, no ato da aplicação, uma semana e um mês após, onde se procurou identificar o grau de espasticidade através da escala de Ashworth modificada, e a amplitude do movimento articular, através da goniometria. Na avaliação final, realizada após um mês, foram formuladas aos responsáveis, as seguintes perguntas: 1. O que você acha que modificou no cotidiano da criança após o tratamento com a medicação toxina botulínica? 2. O que você acha que modificou no seu cotidiano após o tratamento? Os procedimentos da análise dos resultados dos instrumentos e formulários utilizados na pesquisa foram divididos da seguinte forma: os resultados encontrados da escala de Ashworth modificada e na goniometria foram analisados quantitativamente, sendo utilizado o teste t (Student) para análise da significância e comparação entre as médias, nos momentos estudados. As respostas obtidas para as perguntas formuladas aos responsáveis foram analisadas de acordo com Bardin (1977), adaptação da técnica de análise de asserção avaliativa elaborada por Osgood, Saporta e Nunnally, proposta por Moreira & Simões (1994). Nos resultados obtidos podemos observar que houve uma redução no tônus muscular em todos os pacientes, exceto na articulação do cotovelo em uma criança e um aumento na amplitude articular estatisticamente significante nas articulações dos punhos e tornozelos. Nos resultados obtidos nas respostas dos familiares houve melhora na qualidade de vida das crianças e das famílias detectadas nas categorias criadas a partir dos discursos das mães que foram: melhora no brincar, mais relaxado, mais calmo, melhora da dor, diminuição do choro, melhora na postura, na execução dos movimentos voluntários e facilidade na higiene.
Assuntos Crianças com paralisia cerebral
Capacidade motora nas crianças
Toxinas botulínicas
Qualidade de vida