Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
613.20832     F825a    DIS   
Autor Principal Franco, Mariane Cordeiro Alves
Entradas Secundárias - Autor Gusmão, Rosa Helena Porto , orient.
Universidade do Estado do Pará. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Mestrado em Motricidade Humana.
Título Principal Avaliação do desenvolvimento motor em crianças desnutridas internadas em hospital público de Belém do Pará / Mariane Cordeiro Alves Franco; orientador, Rosa Helena Porto Gusmão
Publicação 2004.
Descrição Física 93 f. : il. ; 31 cm
Notas Área de concentração: Desenvolvimento infantil
Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado do Pará. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Mestrado em Motricidade Humana, Belém, 2004.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A nutrição adequada é pré-requisito importante para um bom crescimento e desenvolvimento. O atraso do desenvolvimento funcional do sistema nervoso é critico para o futuro bem sucedido da criança. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento motor em crianças desnutridas, internadas em um hospital público de Belém do Pará, e colTelacionar a desnutrição com fatores ambientais, socioeconômicos, prática de aleitamento materno e estado nutricional das mães. No período de janeiro a agosto de 2003 foram estudados 118 1actentes, de ambos os sexos, entre seis a vinte e quatro meses de idade, internados na Santa Casa de Misericórdia do Pará. As crianças foram divididas em dois grupos: grupo desnutrição (n = 80), dentre as quais cerca de 65% eram portadoras de desnutrição grave, e o grupo controle (n = 38) composto por crianças eutróficas e com desnutrição leve. Foram adotados os Critérios de Gomez e a curva ponderoestatural do National Center for Health Stati~fijtics (NCHS) para avaliação nutricional. A Escala do Desenvolvimento de M. Sheridan foi utilizada como referência para a avaliação do desenvolvimento motor. Dados da criança, antecedentes maternos e condições socioeconômicas de seus familiares foram registrados em questionário apropriado. As crianças desnutridas apresentaram significativo atraso do desenvolvimento motor, quando comparadas com o grupo controle (p < 0,05). As crianças com desnutrição grave/moderada, em sua maioria, eram procedentes de famílias com baixo nível socioeconômÍco, residentes no Interior do Estado e habitavam em moradias com precárias condições de saneamento básico. As mães dessas crianças apresentaram, predominantemente, idade inferior a 25 anos; eram soheiras; negaram o uso de drogas; e o nível escolar predominante foi o ensino fundamental incompleto. O pré-natal foi completo, porém na relação com o tempo de aleitamento matemo, este foi inferior a 4 meses (73,7%) e, as mães, apresentaram nutrição adequada (68,8%). Pneumonia, desnutrição e diarréia foram as principais causas de internação hospitalar dessas crianças. A desnutrição energéticoprotéica interferiu de modo negativo no desenvolvimento motor adequado das crianças estudadas. Medidas preventivas como a inclusão do diagnóstico nutricional em todas as consultas pediátricas; estímulo ao aleitamento matemo exclusivo até 6 meses de idade, com redução do desmame precoce; orientação quanto a dieta de qualidade às crianças em alimentação artificial; imunização completa para evitar infecções de repetição, devem ser adotadas pelos protlSsionais da área da saúde em atenção básica à criança.
Assuntos Crianças
Desnutrição infantil
Capacidade motora nas crianças
Crianças - Assistência hospitalar
Hospitais públicos Belém (PA)