Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
613.7    S237s    DIS   
Autor Principal Santos, Marco Antônio Barros dos
Entradas Secundárias - Autor Silva, Elizabeth Pessôa Gomes da , orient.
Universidade do Estado do Pará. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Mestrado em Motricidade Humana.
Título Principal Serrastas do Paracuri : corporeidade dos acrobatas da serragem no distrito de Icoaraci. Belém-Pa / Marco Antônio Barros dos Santos; orientadora, Elizabeth Pessoa Gomes da Silva
Publicação 2004.
Descrição Física 89 f. : il. ; 31 cm
Notas Área de concentração: Educação e desenvolvimento humano
Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado do Pará. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Programa de Mestrado em Motricidade Humana, Belem, 2004.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Os serrastas são grupos de jovens, amantes da acrobacia, que se reúnem em um terreno vazio coberto com serragem localizado no Paracuri, distrito de Icoaraci de Belém-Pa, para a prática de acrobacias. Este fenômeno chama atenção devido estes jovens não terem nenhum aparato técnico-científico, recursos materiais e orientação profissional para o aprimoramento de suas atividades, de caráter popular. No entanto, isso não os impossibilita de apresentarem um diálogo corpóreo que permite alcançar um alto grau de complexidade em seus feitos acrobáticos, dando significado a seus signos culturais e sociais. Este trabalho etnográfico trata das técnicas corpóreas (acrobáticas) existentes na serragem. São pontos importantes na pesquisa: a análise deste universo a partir de sua história, a correlação das técnicas corporais existentes na serragem e a ginástica olímpica à construção da corporeidade por eles manifestados. Os resultados dimensionam a importância da rede de sociabilidade existente entre seus atores, que partindo de suas interações corpóreas passam a construir suas significações identitárias, possibilitando visualizar o verdadeiro sentido da motricidade e, por conseguinte à transcendência.
Assuntos Aptidão física Icoaraci (Brazil)
Capacidade motora
Acrobatas e acrobacia Icoaraci (Brazil)