Número de Chamada
|
006.8 Q7d DIS
|
Autor Principal
|
Quinto, Wanderson Alexandre da Silva
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Ribeiro Filho, Manoel , orient. Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
|
Título Principal
|
Desenvolvimento e animação de atores sintéticos articulados : uma simulação futebolística / Wanderson Alexandre da Silva Quinto; orientador, Manoel Ribeiro Filho.-
|
Publicação
|
2005.
|
Descrição Física
|
xi, 82 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Belém, 2005 Inclui referências bibliográficas Resumo: Esta dissertação de mestrado tem por objetivos construir uma ambiente virtual 3D na forma de um estádio de futebol onde serão realizadas simulações de um jogo de futebol, com o uso de avatares autônomos. Para a construção do avatar utilizou-se a técnica de modelagem H - Anim 1.1 que traz o conceito de corpo hierarquizados e articulados. Toda a implementação da aplicação foi desenvolvida com lava e API lava 3D. A autonomia é consegui da por auxílio da Inteligência Artificial (IA), que atuará na solução dos problemas juntamente com a utilização de regras previamente conhecidas e testadas. A inteligência, neste caso, pode ser observada pela utilização de três componentes principais da arquitetura do avatar: características físicas, comportamentos e conhecimento. Para uma maior eficiência na escolha de qual ação o avatar deva fazer, foi desenvolvida uma estratégia com auxilio de algoritmos genéticos que proporciona uma maior exatidão.
|
Assuntos
|
Realidade virtual Computação gráfica Jogos por computador - Programação
|
|