Número de Chamada
|
371.2 S211t DIS
|
Autor Principal
|
Sanches, Maria do Socorro Rayol Amóras
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Sarmento, Helder Boska de Moraes , orient. Universidade Federal do Pará. Centro Sócio Econômico. Curso de Serviço Social
|
Título Principal
|
Tecendo fios entre a participação da criança e a gestão da escola pública / Maria do Socorro Rayol Amóras Sanches; orientador, Hélder Boska de Moraes Sarmento
|
Publicação
|
2006.
|
Descrição Física
|
262 f. ; 31 cm
|
Notas
|
Área de concentração: Serviço Social, Política Social e Cidadania Linha de pesquisa: Serviço Social, Gestão de Políticas e Direitos Sociais Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social, Belém, 2006 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida em duas escolas públicas estaduais de ensino fundamental, localizadas no conjunto Paar, área periférica do município de Ananindeua-Pa, região metropolitana de Belém, no qual reflito sobre o espaço que a escola pública tem reservado à participação da criança a partir da investigação das interações visíveis no ambiente escolar, tendo em vista a idéia de que o espaço escolar não se reduz a indivíduos, mas se constrói por relações sociais. Para tanto, detive-me à análise das representações dos sujeitos envolvidos com a escola sobre a criança e a infância. Esta pesquisa sinaliza, antes de tudo, caminhos que possam desenvolver novas lentes ampliadoras do nosso ângulo de visão, na perspectiva de um aprender a pensar relacionalmente sobre as relações entre adultos e crianças estabelecidas no campo do poder das instituições escolares.
|
Assuntos
|
Escolas - Organização e administração Ambiente escolar Direitos das crianças
|
|