Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
387.509811    M827n    T   
Autor Principal Moraes, Rinaldo Ribeiro
Entradas Secundárias - Autor Hurtienne, Thomas , orientador
Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos estudos Amazônicos. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
Título Principal A Navegação regional como mecanismo de transformação da economia da borracha / Rinaldo Ribeiro Moraes; orientador, Thomas Peter Hurtienne
Publicação 2007.
Descrição Física 216p. : il. ; 31 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Belém, 2007
Inclui bibliografias
Trata da transformação do mercado amazônico no século XIX, a partir da economia da borracha, tendo como teoria de base o sentido da transformação de mercado de Karl Polanyi - autor do clássico A grande transformação: as origens da nossa época, publicado em 1944. Trata-se, portanto, de um trabalho de história econômica com fundamentação teórica extraída da sociologia econômica. As transformações que estavam ocorrendo no mercado econômico se delineavam em várias esferas - principalmente a partir da década de 1870, quando a economia regional passa a se inserir definitivamente no padrão de acumulação capitalista. Ocorreram transformações mercadológicas nos seringais do Pará (seringais dos rios Acará, Capim, Guamá e Moju, ilha do MArajó, rio Xingu e rio Tapajós - todos esses da fase pré-capitalista) até o Amazonas (seringais dos rios Solimões, Madeira, depois Purus e Juruá, no Acre - esses agora no estágio de economia capitalista), transformações no perfil da mão-de-obra dos seringais (dos tapuios aos imigrantes nordestinos), transformações na infra-estrutura das cidades, principalmente Belém e Manaus e transformações no padrão de inversões de capital, principalmente de origem estrangeiro. A navegação regional (tanto tradicional dos barcos à vela, quanto das canoas e principalmente dos barcos a vapor) se insere neste contexto como um mecanismo eficaz, determinantes para essas navegações, ainda que ela mesma estivesse sendo transformada, também, pela economia da borracha - portanto, um movimento dialético. Sem a navegação a vapor não teria sido possível a realização da grande corrida rumo aos seringais da Região Amazônica como, também, sem a utilização das canoas, deficilmente se conseguiria avançar na imensa rede de igarapés, furos e lagos para abastecer o interior, as cidades e os próprios seringais. A navegação a vapor é o grande destaque do nosso trabalho, pois inserida na Amazônia, em 1853, pelo Visconde de Mauá, e fazendo parte da revolução tecnológica dos países desenvolvidos, passa a ser meio de transporte mais importante do comércio local - uma simples viagem de Manaus para Belém pela navegação a vela tradicional levava em média dois meses. Pelo barco a vapor o mesmo percurso se fazia em até 10 dias. A navegação a vapor introduziu a Amazônia no sentido concreto da revolução tecnológica, cultural e econômica dos países desenvolvidos. A empresa de navegação a vapor Amazon River, criada em 1912, foi o empreendimento mais inovador da economia da borracha e durantw toda a primeira metade do século XX
Assuntos Navegação interior Amazônia História
Transporte em águas interiores Amazônia
Transporte de mercadorias Brasil