Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
808.89282    A447l    DIS   
Autor Principal Almeida, Mara Rejane Miranda
Entradas Secundárias - Autor Simões, Maria do Socorro , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Literatura infanto-juvenil em sala de aula : entre a natureza do norte e o sertão nordestino / Mara Rejane Miranda de Almeida; orientadora , Maria do Socorro Simões
Publicação 2006.
Descrição Física 132 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestradoem Letras, Belém, 2006
Inclui Bibliografia
Resumo: Trata-se de um estudo de caso onde os textos de literatura infanto-juvenil da Amazônia-paraense (Cachimbinho-um menino da Amazônia) e do sertão nordestino (Era uma vez uma fazenda), aplicados em duas turmas: 5a e 8a séries, são avaliados e analisados, parcialmente, a partir de uma recriação do universo narrativo (reconto oral, ilustração e representação textual). É uma proposta metodológica que atende ao objetivo de mostrar a contribuição que o texto regional oferece para o ensino-aprendizagem, como também o efeito e a recepção provocados nos receptores.Através de dados bibliográficos, consultas na internet, experiência didático-pedagógica e uso de questionário apresentam-se reflexões sobre a literatura infanto-juvenil e uma amostra de resultados que evidenciam a utilização do texto regional para melhores resultados de leitura. O registro dos hábitos, costumes, linguagem, crenças, paisagem natural, a intenção dos escritores em valorizar as manifestações locais, possibilitam o fortalecimento da cultura regional e favorece o hábito da leitura. Por isso, o estudo revela que o professor deve ter consciência de que despertar o gosto pela leitura deve ser provocado, motivado a partir de textos que permitam ao leitor infantil e juvenil um diálogo preciso, direto, aberto, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades cognitivas. É no sentido de transformação que a literatura infanto-juvenil pode ser o agente ideal para a formação de uma nova mentalidade de vida, com sujeitos dinâmicos, críticos e atuantes de sua própria realidade social.
Assuntos Literatura infanto-juvenil
Regionalismo