Número de Chamada
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808.89282 A447l DIS
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Autor Principal
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Almeida, Mara Rejane Miranda
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Entradas Secundárias - Autor
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Simões, Maria do Socorro , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
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Título Principal
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Literatura infanto-juvenil em sala de aula : entre a natureza do norte e o sertão nordestino / Mara Rejane Miranda de Almeida; orientadora , Maria do Socorro Simões
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Publicação
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2006.
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Descrição Física
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132 f. : il. ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestradoem Letras, Belém, 2006 Inclui Bibliografia Resumo: Trata-se de um estudo de caso onde os textos de literatura infanto-juvenil da Amazônia-paraense (Cachimbinho-um menino da Amazônia) e do sertão nordestino (Era uma vez uma fazenda), aplicados em duas turmas: 5a e 8a séries, são avaliados e analisados, parcialmente, a partir de uma recriação do universo narrativo (reconto oral, ilustração e representação textual). É uma proposta metodológica que atende ao objetivo de mostrar a contribuição que o texto regional oferece para o ensino-aprendizagem, como também o efeito e a recepção provocados nos receptores.Através de dados bibliográficos, consultas na internet, experiência didático-pedagógica e uso de questionário apresentam-se reflexões sobre a literatura infanto-juvenil e uma amostra de resultados que evidenciam a utilização do texto regional para melhores resultados de leitura. O registro dos hábitos, costumes, linguagem, crenças, paisagem natural, a intenção dos escritores em valorizar as manifestações locais, possibilitam o fortalecimento da cultura regional e favorece o hábito da leitura. Por isso, o estudo revela que o professor deve ter consciência de que despertar o gosto pela leitura deve ser provocado, motivado a partir de textos que permitam ao leitor infantil e juvenil um diálogo preciso, direto, aberto, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades cognitivas. É no sentido de transformação que a literatura infanto-juvenil pode ser o agente ideal para a formação de uma nova mentalidade de vida, com sujeitos dinâmicos, críticos e atuantes de sua própria realidade social.
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Assuntos
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Literatura infanto-juvenil Regionalismo
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