Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
410    G184g    DIS   
Autor Principal Gama, Maria Sheyla Cruz
Entradas Secundárias - Autor Cunha, José Carlos Chaves da , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal O Gênero carta argumentativa em ambiente escolar : um enfoque socio-interacionista / Maria Sheyla Cruz Gama; orientador, José Carlos Chaves da Cunha
Publicação 2006.
Descrição Física 124 f ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2006
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A produção textual tem desafiado a intervenção escolar na medida em que as condições sócio-interativas são também componente básico para o estudo dos gêneros textuais como unidade de ensino. O presente trabalho enfoca as condições sócio-interativas do gênero Carta Argumentativa. Adotando-se o modelo de Bronckart (1999), pretendeu-se analisar cartas argumentativas de alunos finalistas do ensino médio e de alunos de um cursinho pré-vestibular. Priorizou-se a reflexão teórico-prática sobre a importância da contextualização de referentes sócio-históricos enfocados na produção textual, bem como se visou à proposição de considerações didáticas acerca do gênero em pauta. Os resultados apontam para a inseparável relação entre contexto e manifestação textual. Os elementos básicos de cada plano de análise de gênero (plano de ação da linguagem, plano discursivo e plano lingüístico-discursivo) proposto por Bronckart manifestaram-se nos textos dos alunos em percentagens satisfatórias. Assim, as considerações didáticas remetem à necessária abordagem do gênero Carta Argumentativa em situações contextuais reais de controvérsia e igual necessidade de se demonstrar opinião.
Assuntos Lingüística
Linguagem e línguas - Estudo e ensino