Número de Chamada
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410 G184g DIS
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Autor Principal
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Gama, Maria Sheyla Cruz
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Entradas Secundárias - Autor
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Cunha, José Carlos Chaves da , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
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Título Principal
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O Gênero carta argumentativa em ambiente escolar : um enfoque socio-interacionista / Maria Sheyla Cruz Gama; orientador, José Carlos Chaves da Cunha
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Publicação
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2006.
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Descrição Física
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124 f ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2006 Inclui referências bibliográficas Resumo: A produção textual tem desafiado a intervenção escolar na medida em que as condições sócio-interativas são também componente básico para o estudo dos gêneros textuais como unidade de ensino. O presente trabalho enfoca as condições sócio-interativas do gênero Carta Argumentativa. Adotando-se o modelo de Bronckart (1999), pretendeu-se analisar cartas argumentativas de alunos finalistas do ensino médio e de alunos de um cursinho pré-vestibular. Priorizou-se a reflexão teórico-prática sobre a importância da contextualização de referentes sócio-históricos enfocados na produção textual, bem como se visou à proposição de considerações didáticas acerca do gênero em pauta. Os resultados apontam para a inseparável relação entre contexto e manifestação textual. Os elementos básicos de cada plano de análise de gênero (plano de ação da linguagem, plano discursivo e plano lingüístico-discursivo) proposto por Bronckart manifestaram-se nos textos dos alunos em percentagens satisfatórias. Assim, as considerações didáticas remetem à necessária abordagem do gênero Carta Argumentativa em situações contextuais reais de controvérsia e igual necessidade de se demonstrar opinião.
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Assuntos
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Lingüística Linguagem e línguas - Estudo e ensino
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