Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
440.7    F992u    DIS   
Autor Principal Furtado, Reginaldo da Costa
Entradas Secundárias - Autor Furtado, Reginaldo da Costa , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Uma Abordagem (inter)cultural no ensino do francês língua estrangeira no Amapá : concepções e práticas do manual portes ouvertes / Reginaldo da Costa Furtado; orientador, José Carlos Chaves da Cunha
Publicação 2005.
Descrição Física 263 f. : il. ; 30 cm + CD-ROM
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2005
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho tem o propósito de descrever e analisar o tratamento dispensado ao cultural e ao intercultural nas aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) com a utilização do Manual Portes Ouvertes (MPO); de alimentar a reflexão teórica baseada nas noções de interculturalidade e de seus elementos constituintes e correlatos, bem como em sua aplicabilidade na prática pedagógica nas aulas de FLE no Amapá; de proceder a uma análise descritiva das atividades de cunho (inter)cultural do MPO; de interpretar as representações dos professores e dos aprendentes quanto à abordagem (inter)cultural no contexto da sala de aula com o MPO; e, por fim, de propor o redimensionamento da práticapedagógica a fim desenvolver, tanto no professor quanto nos aprendentes, uma consciência intercultural a ser evidenciada na relação dialógica com o Outro.
Assuntos Língua francesa - Estudo e ensino