Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
407    L792l    DIS   
Autor Principal Llorens, Maria Raimunda Costa Holanda
Entradas Secundárias - Autor Cunha, José Carlos Chaves da , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Línguas fronteiriças e integração regional franco-brasileira : por um ensino relacional do Português na Guiana e do francês no Amapá / Maria Raimunda Costa Holanda Llorens; orientador, José Carlos Chaves da Cunha
Publicação 2005.
Descrição Física 2 v. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras , Belém, 2005
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho descreve o ensino do francês no Amapá e do português na Guiana Francesa a partir dos laços fronteiriços que unem as duas regiões, como também através das representações, construções e reconstruções identitárias dos aprendentes dos dois lados da fronteira. Esta pesquisa sugere alternativas para um desenvolvimento mais eficaz das ações de cooperação bilateral no que concerne ao ensino/aprendizagem das línguas-culturas portuguesa e francesa que coexistem em um espaço plurilíngüe e pluricultural. Propõe-se uma Didática Relacional que tem como base a Didática Integrada de línguas (materna e estrangeira).Esta proposição, que vai além da integração de conteúdos, se fundamenta na orientação sociodiscursiva, essa de caráter interacionista, responsável pela construção e reconstrução das representações e identidades linguageiras das "pessoas relacionais" - sujeitos ativos do processo de co-construção do discurso. A partir dessa perspectiva, busca-se oferecer pistas suscetíveis não somente de mudança do discurso pedagógico, mas também de servir de fonte para a elaboração de políticas educativas transfronteiriças.
Assuntos Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua francesa