Número de Chamada
|
469.07 C837e DIS
|
Autor Principal
|
Costa, Marilia de Melo
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Silva, Walkyria Magno e , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
|
Título Principal
|
Em busca da autonomia na aula de Língua Portuguesa : pesquisa-ação em uma turma de oitava série do Ensino Fundamental / Marilia de Melo Costa; orientadora, Walkyria Magno e Silva
|
Publicação
|
2007.
|
Descrição Física
|
104 f. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2007 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar o grau de autonomia já existente em uma turma de oitava série do Ensino Fundamental e de que forma uma intervenção em sala de aula de Língua Portuguesa pode
fomentar a autonomia do aluno. Essa intervenção aconteceu em uma escola em Belém, no Pará, e busca contribuir para um melhor entendimento sobre a responsabilidade que o aluno se atribui no processo de aprendizagem . Neste trabalho, autonomia é definida como o controle sobre o próprio processo de aprendizagem e pode se manifestar de diferentes formas para diferentes indivíduos, ou para o mesmo indivíduo, em diferentes contextos (BENSON, 2001). Os resultados apresentados procuram oferecer aos docentes um novo caminho para proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências discursivas a
partir de situações autênticas de comunicação e a construção de uma competência autônoma que ele possa
mobilizar dentro e fora da escola, nas mais diversas situações de aprendizagem. Este estudo se fundamenta nos quadros teóricos do Sócio-Interacionismo de Vygotsky (1991,1993) e em vários estudos sobre autonomia na aprendizagem de línguas.
|
Assuntos
|
Língua portuguesa - Estudo e ensino
|
|