Número de Chamada
|
420.7 M736e DIS
|
Autor Principal
|
Monassa, Sulenir Palmeira
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Silva, Walkyria Magno e , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
|
Título Principal
|
Estilos e estratégias de aprendizagem do inglês : um estudo de caso no ensino fundamental / Sulenir Palmeira Monassa; orientadora , Walkyria Magno e Silva
|
Publicação
|
2007.
|
Descrição Física
|
125 f. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará , Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém , 2007 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar os estilos de aprendizagem de aprendentes de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Belém e as estratégias de utilizadas por eles nas aulas de inglês e também fora delas. Além disso, buscamos identificar os objetivos dos aprendentes com relação à aprendizagem de inglês. Foram adotados os princípios da pesquisa qualitativa - estudo de caso - para coleta e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários, auto-relatos verbais e notas de campo. As propostas de Brown (1994), Felder e Soloman (1993) e Oxford (2003) forneceram suporte teórico para uma tentativa de classificação dos estilos de aprendizagem. Escolhemos as teorias de Oxford (1990) para descrever e classificar as estratégias. Para tornar a aprendizagem de uma LE mais eficaz na escola pública, exploramos a possibilidade de propor uma instrução baseada em estratégias integrada ao conteúdo do curso regular. Com esse
objetivo, apresentamos dois modelos: Instrução Baseada em Estratégias (IBES) de Cohen (1998) e o Modelo de Treinamento de Estratégias Oxford (1990). Nossos resultados descrevem os estilos e estratégias de aprendizagem dos alunos de uma turma da 8ª série do Ensino Fundamental. Aventamos a possibilidade de que, identificadas essas características, professor e alunos podem criar situações de aprendizagem muito mais eficazes.
|
Assuntos
|
Língua inglesa - Estudo e ensino
|
|