Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
537.12    G963a    DIS   
Autor Principal Guimarães, Raimundo Nonato Menezes
Entradas Secundárias - Autor Rijo, Luiz, orient.
Universidade Federal do Pará . Centro de Geociências . Curso de Pós-Graduação em Geofísica
Título Principal Análise teórica do problema de Weaver da falha infinita, modo TE magnetotelúrico / Raimundo Nonato Menezes Guimarães ; Luiz Rijo (orientador)
Publicação 2002.
Descrição Física v, 109 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, 2002
Inclui bibliografias
Resumo: É apresentada uma solução totalmente analítica do modelo da falha infinita para o modo TE magnetotelúrico, levando em conta a presença do ar, utilizando como base o trabalho de Sampaio apresentado em 1985, que apresenta uma solução parcialmente analítica e parcialmente numérica - solução híbrida. Naquela solução foram aplicadas oito condições de contorno, sendo que em quatro delas foram encontradas inconsistências matemáticas que foram dirimidas com alterações adequadas nas soluções propostas por Sampaio. Tais alterações propiciaram a chegar-se à solução totalmente analítica aqui apresentada. A solução obtida foi comparada com a solução de Weaver, com a de Sampaio e com o resultado do método numérico dos elementos finitos para contrastes de resistividade iguais a 2, 10 e 50. A comparação da solução analítica, para o campo elétrico normalizado, com a solução de elementos finitos mostra que a solução analítica proporcionou resultados mais próximos, em comparação aos fornecidos por Weaver e por Sampaio. Este é um problema muito difícil, aberto para uma solução analítica definitiva. A solução apresentada aqui é, nesta direção, um grande passo.
Assuntos Campos eletromagnéticos
Ondas eletromagnéticas
Geofísica