Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
378.199098115    B862c    DIS   
Autor Principal Brito, Diselma Marinho
Entradas Secundárias - Autor Hage, Salomão Mufarrej , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Título Principal O Currículo do curso de pedagogia da UFPa : Campus Universitário do Baixo Tocantins e a identidade cultural das populações do campo / Diselma Marinho Brito; orientador, Salomão Mufarrej Hage
Publicação 2006.
Descrição Física 128 f. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2006
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: o estudo focaliza a análise da Identidade Cultural das Populações do Campo e sua relação com o Currículo do Curso de Pedagogia do Campus Universitário do Baixo Tocantins da Universidade Federal do Pará, partindo da análise do seu Projeto Político-Pedagógico, dos planos de curso das disciplinas que fazem parte do Núdeo Básico do desenho curricular do Curso: História Geral da Educação, História da Educação do Brasil e da Amazônia, Teoria do Currículo e Prática Pedagógica e das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. O objetivo principal desse estudo foi investigar como o Curriculo do Curso de Pedagogia do CUBT/UFPA estabelece relações com a Identidade Cultural das Populações do Campo. A metodologia utilizada privilegiou a pesquisa de enfoque qualitativo, com ênfase a análise documental e entrevistas semi-estruturada. O estudo demonstrou que o Curso de Pedagogia em sua trajetória no Brasil desde 1939, tem sido marcado por discussões em tomo de sua especificidade, e que seu currículo vem ligado a uma política que hoje toma como base a docência. O Curso de Pedagogia do CUBTIUFPA traz em seu Projeto PolíticoPedagógico a dinâmica organizada de acordo com a estrutura do Curso de Pedagogia do Campus do GuamálUFP A, priorizando em seu contexto a realidade urbana, pois como delineia o desenho curricular do curso, quando em sua organização, garante a discussão da educação rural apenas em seu Núcleo Eletivo. O Campus Universitário do Baixo Tocantins, localizado no município de Abaetetuba-Pa vivenda em sua realidade o cotidiano das populações do campo, não podendo se ver separado de tal especificidade. Para tanto, o Curso de Pedagogia necessita de um Projeto Político-Pedagógico voltado também para a identidade cultural dos povos do campo, não anulando o urbano, mas construindo espaços de valorização identitária. Há necessidade de considerar um currículo numa perspectiva dialética, configurador de práticas sociais e culturais sustentadas pela reflexão enquanto práxis, devendo não ser visto como um plano a cumprir, mas como um processo que se constrói entre o atuar e o refletir
Assuntos Universidade Federal do Pará. Campus Universitário do Baixo Tocantins. Curso de Pedagogia
Currículos Baixo-Tocantins, Região (PA)
Identidade social Baixo-Tocantins, Região (PA)