Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
629.83    F814a    DIS   
Autor Principal França, Francisco Roberto Reis
Entradas Secundárias - Autor Souza, Jorge Roberto Brito de , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica
Título Principal Aplicação de técnicas de controle para a realização do ajuste de parâmetros de reguladores de velocidade, em sistemas elétricos isolados com geração hidráulica / Francisco Roberto Reis França ; orientador, Jorge Roberto Brito de Souza
Publicação 1994.
Descrição Física 99 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica, 1994
Inclui bibliografias
O regulador de velocidade mantém as oscilações de velocidade das unidades turbo-geradoras de energia elétrica limitadas e estáveis. As oscilações de velocidade são causadas por variações tomadas ou rejeições - de carga. Para controlar essas oscilações são normalmente utilizados reguladores de velocidade dos tipos proporcional com queda transitória de velocidade e proporcional-integral-derivativo (P.I.D.). As oscilações de velocidade podem ser estáveis ou instáveis dependendo dos valores dos parâmetros da turbina hidraúlica, conduto forçado-tomada d'água e regulador de velocidade. Como parâmetros de controle são usados no regulador por queda transitória de velocidade o ganho e a constante de tempo da realimentação transitória. No regulador P.I.D. são usados os ganhos proporcional, integral e derivativo. Neste trabalho é estudado o efeito dos valores dos ganhos, constantes de tempo e demais parâmetros na resposta da unidade turbo-geradora quando suprindo um sistema elétrico isolado. Dois sistemas elétricos reais são apresentados: o sistema elétrico do Estado do Amapá - Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes - e sistema elétrico da cidade de Santarém - Usina Hidrelétrica de CuruA-Una. São usadas técnicas de controle clássico - resposta transitória e método da resposta em frequência - para a análise do efeito dos parâmetros do regulador de velocidade no comportamento dinâmico do sistema elétrico. Ferramentas de informática para microcomputador como os softwares UMR-CCD, para projeto de sistemas de controle continuos desenvolvido na Universidade de Missouri - Rolla e Tutsim, de simulação da dinâmica de sistemas continuos, foram usadas para estudar o comportamento da frequência do sistema elétrico quando de uma variação de carga. É proposto também um procedimento prático para o ajuste dos parâmetros do regulador de velocidade, com otimização do tempo de indisponibilidade da unidade geradora.
Assuntos Teoria do controle
Controle automático - Modelos matemáticos
Usinas hidrelétricas
Automação