Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
620.16    M934i    DIS   
Autor Principal Moutinho, Daniel Joaquim da Conceição
Entradas Secundárias - Autor Moreira, Antonio Luciano Seabra , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Título Principal Influência dos parâmetros térmicos de solidificação na transição colunar/equiaxial em ligas do sistema Sn-Pb sob condições transitórias de extração de calor / Daniel Joaquim da Conceição Moutinho; orientador, Antonio Luciano Seabra Moreira
Publicação 2007.
Descrição Física 82 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Belém, 2007.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: o principal objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo teórico/experimental sobre a influência dos parâmetros térmicos de solidificação (VL e T) na transição colunar/equiaxial das ligas Sn 5%Pb, Sn 15%Pb, Sn 20%Pb e Sn 25%Pb sob condições de solidificação unidirecional horizontal refrigerada à água. Inicialmente, são calculadas experimentalmente as velocidades da isoterma líquidus e as taxas de resfriamento das ligas em questão cujos resultados são comparados com as previsões teóricas de um modelo numérico. Em seguida, a posição da transição colunar/equiaxial é determinada por meio da análise macroestrutural assim como são avaliados os efeitos impostos por correntes convectivas devido ao efeito do soluto no comportamento da transição colunar/equiaxial das referidas ligas. Finalmente, é realizado um estudo experimental comparativo para as ligas estudadas quando solidificadas unidirecionalmente em diferentes sistemas refrigerados à água.
Assuntos Ligas
Solidificação
Calor - Transmissão