Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
005.133    L758l    DIS   
Autor Principal Lino, Adriano Del Pino
Entradas Secundárias - Autor Favero, Eloi Luiz orient
Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Título Principal LABSQL : Laboratório de ensino de SQL / Adriano Del Pino Lino; orientador, Elói Luiz Favero.-
Publicação 2007.
Descrição Física xvi, 74 f. : il. ; 30 cm
Notas Inclui referências bibliográficas
Este trabalho apresenta uma nova abordagem para avaliação automática de consultas SQL. Essa abordagem propõe uma solução para o desafio de estimular o aprendiz a aperfeiçoar a sua solução : buscando, além de uma resposta que retorna o resultado correto, uma consulta com complexidade próxima da solução ótima. Essa proposta pode ser utilizada em ambientes de educação a distância ou na educação presencial em atividades de laboratório, incluindo as avaliações. A solução proposta tem como vantagens : (1) o aprendiz recebe em feedback instantâneo durante a atividade práticade programação, o qual permite ao aprendiz refatorar a sua solução em direção a uma solução ótima; (2) completa integração entre o ensino de conceitos de programação com exemplo de fragmentos de programas executáveis on-line; (3) monitoramento das atividades do aprendiz (quantos exemplos foram executados em cada exercício, quantas tentativas de execução foram feitas, etc.). Este trabalho é um primeiro passo na direção de construção de um ambiente totalmente assistido (por exemplo com avaliação automática) para ensino da linguagem de programação SQL, onde o professor é liberado do árduo trabalho de correção de comandos SQL podendo realizar tarefas pedagógicas mais relevantes. O método fundamentado em estatísticas e métricas da engenharia de software, pode ser adaptado para outras linguagens, tais como : Java e pascal. Além disso, o LabSQL serve como um laboratório para experimentação de duas novas técnicas, uma de avaliação e outra de acompanhamento, que estão sendo pesquisadas em trabalhos em paralelos: (a) avaliação automática de questões conceituais discursivas, além de permitir as tradicionais perguntas objetivas, (b) método de acompanhamento através de montagem de uma rubrica de avaliação.
Assuntos SQL (Linguagem de programação de computador)
Banco de dados relacionais
Ensino à distância - Programação
Análise de regressão
Engenharia de software