Número de Chamada
|
005.133 L758l DIS
|
Autor Principal
|
Lino, Adriano Del Pino
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Favero, Eloi Luiz orient Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
|
Título Principal
|
LABSQL : Laboratório de ensino de SQL / Adriano Del Pino Lino; orientador, Elói Luiz Favero.-
|
Publicação
|
2007.
|
Descrição Física
|
xvi, 74 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Inclui referências bibliográficas Este trabalho apresenta uma nova abordagem para avaliação automática de consultas SQL. Essa abordagem propõe uma solução para o desafio de estimular o aprendiz a aperfeiçoar a sua solução : buscando, além de uma resposta que retorna o resultado correto, uma consulta com complexidade próxima da solução ótima. Essa proposta pode ser utilizada em ambientes de educação a distância ou na educação presencial em atividades de laboratório, incluindo as avaliações. A solução proposta tem como vantagens : (1) o aprendiz recebe em feedback instantâneo durante a atividade práticade programação, o qual permite ao aprendiz refatorar a sua solução em direção a uma solução ótima; (2) completa integração entre o ensino de conceitos de programação com exemplo de fragmentos de programas executáveis on-line; (3) monitoramento das atividades do aprendiz (quantos exemplos foram executados em cada exercício, quantas tentativas de execução foram feitas, etc.). Este trabalho é um primeiro passo na direção de construção de um ambiente totalmente assistido (por exemplo com avaliação automática) para ensino da linguagem de programação SQL, onde o professor é liberado do árduo trabalho de correção de comandos SQL podendo realizar tarefas pedagógicas mais relevantes. O método fundamentado em estatísticas e métricas da engenharia de software, pode ser adaptado para outras linguagens, tais como : Java e pascal. Além disso, o LabSQL serve como um laboratório para experimentação de duas novas técnicas, uma de avaliação e outra de acompanhamento, que estão sendo pesquisadas em trabalhos em paralelos: (a) avaliação automática de questões conceituais discursivas, além de permitir as tradicionais perguntas objetivas, (b) método de acompanhamento através de montagem de uma rubrica de avaliação.
|
Assuntos
|
SQL (Linguagem de programação de computador) Banco de dados relacionais Ensino à distância - Programação Análise de regressão Engenharia de software
|
|