Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
469.07    O48r    DIS   
Autor Principal Oliveira, Márcia Andréa Almeida de
Entradas Secundárias - Autor Cunha, José Carlos Chaves da , orientador.
Universidade Federal do Pará. Instituto de Letras e Comunicação Programa de Pós-Graduação em Letras
Título Principal A Relação professor/livro didático no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na 4ª série do ensino fundamental / Márcia Andréa Almeida de Oliveira; orientador, José Carlos Chaves da Cunha
Publicação 2007.
Descrição Física 275 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Belém, 2007
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Nesta dissertação de mestrado, objetivamos investigar a relação entre o professor e o livro didático na 4ª série do ensino fundamental em seis escolas públicas, localizadas na cidade de Belém. Para tanto, buscamos perceber quais critérios adotados na seleção, quais objetos de ensino evidenciados no livro e nas aulas de língua portuguesa, quais seções usadas e quais estratégias instauradas pelas professoras no momento em que usam o livro didático. Neste estudo, adotamos uma pesquisa de caráter etnográfico, pois consideramos as vozes das professoras sobre o processo de seleção e a utilização do livro em sala de aula. Fazemos uso também de idéias de base sócio-interacionista de Vygotsky (1984, 2003) e Bakhtin (1993, 1997, 1999) a respeito da linguagem, da interação, da construção do sujeito, dentre outras; e recorremos a alguns estudos referentes ao ensino de língua portuguesa e ao livro didático. Na análise, refletimos sobre as propostas dos livros didáticos (publicados entre 2003 e 2005) atinentes à compreensão e produção (oral e escrita) e sobre o objeto de ensino priorizado nesse material. Analisamos as entrevistas com seis professoras e as aulas de língua portuguesa, comparamos as propostas dos livros às das professoras e apresentamos algumas sugestões para um melhor aproveitamento do livro. Os resultados da pesquisa indicam que os livros didáticos, adotados pelas escolas envolvidas neste estudo, parecem não desempenhar a função de direcionadores do ensino nem assumir a função das professoras, uma vez que eles são apenas utilizados para complementar as atividades, planejadas previamente por elas.
Assuntos Língua portuguesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Livros didáticos