Número de Chamada
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469.07 A162i DIS
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Autor Principal
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Abreu, Inéia Damasceno
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Entradas Secundárias - Autor
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Santos, Sandoval Nonato Gomes , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
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Título Principal
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Instrumentos didáticos no trabalho docente : o texto narrativo como objeto de ensino / Inéia Damasceno Abreu; orientador, Sandoval Nonato Gomes dos Santos
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Publicação
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2007.
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Descrição Física
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104 f ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2007 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este trabalho propõe-se a discutir sobre os instrumentos didáticos utilizados em práticas de ensino de textos narrativos. Essa discussão consiste na descrição e análise
dos modos como o professor utiliza tais instrumentos para proporcionar aos
alunos o encontro com o objeto de ensino, levando-os a apropriarem-se da
capacidade de produção de textos narrativos, transformando, assim, o objeto de ensino em objeto efetivamente ensinado. Nesse contexto, o corpus de que nos ocupamos decorre de entrevistas, questionários, gravações em áudio e vídeo e anotações em diário de campo sobre as aulas de língua portuguesa observadas no segundo semestre do ano letivo de 2006. A coleta de dados aconteceu em uma turma
de 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da
periferia da cidade de Castanhal no Pará. Do ponto de vista teórico, buscamos as contribuições de Geraldi (2002) e Bakhtin (1929/1986) sobre a concepção interacionista de linguagem e as contribuições produzidas na área da didática das línguas pelo grupo de estudos de Genebra coordenado por Schneuwly, Dolz e colaboradores (2000, 2001, 2004, 2005), no que se refere ao trabalho do professor e os elementos que o compõe (instrumentos e gestos didáticos). Do ponto de vista
metodológico, apropriamo-nos das contribuições de André (2000, 2005) e Bogdan & Biklen (1999), para direcionarmos os procedimentos de constituição dos dados à luz dos estudos da pesquisa etnográfica. A análise dos dados nos permitiu afirmar que os modos como o professor utiliza determinados instrumentos didáticos direcionam
sua prática de ensino de Língua Portuguesa de modo a promover a apropriação dos saberes sobre texto narrativo pelos alunos. Tais práticas mostram o caráter heterogêneo de seu trabalho ao apresentar características do ensino considerado tradicional, que leva em consideração a concepção representacionista de linguagem,
e características do ensino de língua baseado na lingüística textual que leva em consideração a língua como forma de interação.
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Assuntos
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Língua portuguesa - Estudo e ensino Didática
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