Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    L557i    DIS   
Autor Principal Lemos, Andréa Alessandra Lédo
Entradas Secundárias - Autor Garotti, Marilice Fernandes , orientador
Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas . Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social
Título Principal Identificação dos níveis funcionais de leitura e escrita em crianças de 2º série do ensino fundamental do município de Belém / Andréa Alessandra Lédo Lemos; orientadora, Marlice Fernandes Garotti
Publicação 2005.
Descrição Física 40 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social, Belém, 2005
Inclui referências bibliográficas
As avaliações oficiais promovidas pela rede oficial de ensino restringem-se, geralmente, a volumosas análises estatísticas que não permitem localizar em que níveis de leitura e escrita os alunos das escolas públicas apresentam as maiores dificuldades. Com o objetivo de traçar um perfil de tais dificuldades, o presente estudo tentou identificar o repertório de leitura e escrita de alunos supostamente alfabetizados, matriculados na segunda série do ensino fundamental de Belém. Para isto, foi elaborado um instrumento de avaliação fundamentado na Taxonomia do Comportamento (Ribes & López, 1985), que organiza as competências de leitura e escrita em cinco níveis funcionais (funções): contextual, suplementário, seleto r, substitutivo referencial e substitutivo não-referêncial. Foram avaliadas 120 crianças sorteadas entre alunos de oito escolas que concentravam crianças provenientes dos diferentes bairros de Belém. O Instrumento de Avaliação de Níveis de Escrita e Leitura (IANELE) era composto por 19 atividades divididas em duas morfologias (escrita e leitura). As tarefas solicitadas envolviam habilidades previstas pelo currículo para crianças de segunda série, como por exemplo, leitura e escrita sob ditado de palavras e frases (função contextual); complementação de oraçõ'es, ordenação de elementos em frases (função suplementária); seleção de palavras para completar orações, leitura de pequenas estórias e respostas a questões literais (função seletora); leitura de estórias e respostas; a questões não literais, escrita de estórias a partir de seqüências de figuras, escrita de bilhete!;; a partir de instruções (função referencial); leitura de estórias para opinar, interpretação de ditos populares. redação com temas abstratos (função não-referencial). Na análise do instrumento, os coeficientes Alpha de Cronbach indicaram níveis de consistência interna maiores que 0,95; as inter-correlações entre os níveis funcionais foram significativas (p
Assuntos Psicologia da aprendizagem
Alfabetização Belém (PA)
Rendimento escolar
Ensino fundamental