Número de Chamada
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153.15 A663h DIS
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Autor Principal
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Araújo, Márcia Wilma Monteiro de
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Entradas Secundárias - Autor
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Garotti, Marilice Fernandes , orientador Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas . Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social
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Título Principal
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Habilidades metafonógicas e desenvolvimento de leitura e escrita recombinativas em crianças com diagnóstico de dislexia / Márcia Wilma Monteiro de Araújo; orientadora, Marilice Garotti
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Publicação
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2007.
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Descrição Física
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69 f. : il. ; 29 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social, Belém, 2007
Inclui referências bibliográficas e anexos O presente estudo objetivou a implementação de um modelo que integrasse o treino de consciência fonológica ao paradigma de equivalência de estímulos, utilizando-se de rede de relações condicionais, para produzir leitura e escrita recombinativas com compreensão em crianças
e adolescentes com dislexia fonológica. Participaram desse estudo RP, 9 anos, 3a série e JR e LV, 12 e 15 anos, cursando a 6a e 7a séries, respectivamente, alunos de escolas públicas de Belém, diagnosticados como disléxicos por fonoaudiólogas e indicados pelas mesmas para participarem do projeto. O trabalho foi desenvolvido em 8 fases. Foram aplicados pré-testes para averiguar a existência dos requisitos básicos para alfabetização, e o repertório de entrada em equivalência, leitura em voz alta, ditado e consciência fonológica. Os treinos e testes de formação de classes de equivalência eram intercalados com os treinos de consciência fonológica (consciência de palavras e consciência de sílabas), gerando a possibilidade de averiguar o efeito de cada treino nos desempenhos dos participantes. Os resultados mostraram uma melhora significativa nas habilidades de leitura com compreensão e escrita de palavras e pseudopalavras, e de nome de figuras (ditado mudo), evidenciando a necessidade do ensino explícito de habilidades metafonológicas para o domínio de leitura competente e, especialmente da escrita indicando a eficiência deste modelo. Levantou, também, o qucstionamcnto de que urna explicação de causa apenas neurológica que se encontra em toda detinição de dislexia seja insuficiente e inadequada, pois a exposição destes sujeitos a eventos alllbicntais, no caso, treinos específicos de discriminações condicionais, foram eficazes na melhora dos desempenhos.
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Assuntos
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Leitura - Psicologia Distúrbios da aprendizagem Crianças disléxicas Crianças - Escrita
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