Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    A663h    DIS   
Autor Principal Araújo, Márcia Wilma Monteiro de
Entradas Secundárias - Autor Garotti, Marilice Fernandes , orientador
Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas . Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social
Título Principal Habilidades metafonógicas e desenvolvimento de leitura e escrita recombinativas em crianças com diagnóstico de dislexia / Márcia Wilma Monteiro de Araújo; orientadora, Marilice Garotti
Publicação 2007.
Descrição Física 69 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social, Belém, 2007
Inclui referências bibliográficas e anexos
O presente estudo objetivou a implementação de um modelo que integrasse o treino de consciência fonológica ao paradigma de equivalência de estímulos, utilizando-se de rede de relações condicionais, para produzir leitura e escrita recombinativas com compreensão em crianças e adolescentes com dislexia fonológica. Participaram desse estudo RP, 9 anos, 3a série e JR e LV, 12 e 15 anos, cursando a 6a e 7a séries, respectivamente, alunos de escolas públicas de Belém, diagnosticados como disléxicos por fonoaudiólogas e indicados pelas mesmas para participarem do projeto. O trabalho foi desenvolvido em 8 fases. Foram aplicados pré-testes para averiguar a existência dos requisitos básicos para alfabetização, e o repertório de entrada em equivalência, leitura em voz alta, ditado e consciência fonológica. Os treinos e testes de formação de classes de equivalência eram intercalados com os treinos de consciência fonológica (consciência de palavras e consciência de sílabas), gerando a possibilidade de averiguar o efeito de cada treino nos desempenhos dos participantes. Os resultados mostraram uma melhora significativa nas habilidades de leitura com compreensão e escrita de palavras e pseudopalavras, e de nome de figuras (ditado mudo), evidenciando a necessidade do ensino explícito de habilidades metafonológicas para o domínio de leitura competente e, especialmente da escrita indicando a eficiência deste modelo. Levantou, também, o qucstionamcnto de que urna explicação de causa apenas neurológica que se encontra em toda detinição de dislexia seja insuficiente e inadequada, pois a exposição destes sujeitos a eventos alllbicntais, no caso, treinos específicos de discriminações condicionais, foram eficazes na melhora dos desempenhos.
Assuntos Leitura - Psicologia
Distúrbios da aprendizagem
Crianças disléxicas
Crianças - Escrita