Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
621.3191    C331a    2006    T   
Autor Principal Carvalho, Carminda Célia Moura de Moura
Entradas Secundárias - Autor Branco, Tadeu da Mata Medeiros , orientador.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Título Principal Filtragem harmônica e compensação de reativos em rede de distribuição de energia elétrica utilizando algoritmos genéticos / Carminda Célia Moura de Moura Carvalho; orientador, Tadeu da Mata Medeiros Branco
Publicação 2006.
Descrição Física 185 f. : il. ; 30 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Belém, 2006.
Inclui referências bibliográficas
Apresenta-se neste trabalho uma metodologia para minimizar as correntes harmônicas injetadas em sistemas de distribuição de energia elétrica a partir de cargas não-lineares utilizando filtros passivos, cujo dimensionamento e localização na rede são determinados com o auxilio de uma ferramenta da inteligência computacional denominada algoritmos genéticos. O objetivo é minimizar as distorções harmônicas da tensão e, ao mesmo tempo, contribuir para a operação do sistema como um todo. A configuração estabelecida pelo algoritmo genético é avaliada através de um programa para cálculo do fluxo de carga harmônico, sendo considerado os limites de injeção de harmônicos permitidos em normas e também a interação dos filtros propostos com banco de capacitores pré-existentes. Minimizando a potência reativa e o número de filtros é possível diminuir os gastos com a aquisição dos mesmos e reduzir as perdas provocadas pelos harmônicos, melhorando os custos de operação do sistema. O Modelo computacional proposto pode ser aplicado tanto na determinação da configuração ótima de filtros harmônicos em sistemas de distribuição industriais como em sistemas de distribuição de energia elétrica. A fim de mostrar a aplicabilidade da metodologia proposta, são apresentados os resultados obtidos com simulações envolvendo sistemas extraidos da literatura consultada.
Assuntos Energia elétrica - Distribuição Simulação por computador
Algoritmos genéticos
Harmônicos (Ondas elétricas )
Sistemas de energia eletrica - Controle de qualidade