Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.12    S586l    DIS   
Autor Principal Silva, Sueli Pinheiro da
Entradas Secundárias - Autor Santos, Sandoval Nonato Gomes , orientador
Universidade Federal do Pará. Instituto de Letras e Comunicação Programa de Pós-Graduação em Letras
Título Principal Leitura e formação docente nas vozes de futuros professores / Sueli Pinheiro da Silva; orientador, Sandoval Novato Gomes Santos
Publicação 2007.
Descrição Física 83 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Institututo de Letras e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Belém, 2007
Inclui referências bibliográficas e anexos
Este trabalho busca investigar o modo como a pesquisa acadêmica vem discutindo futuros professores acerca de sua formação leitora e acadêmica. Os sujeitos da pesquisa são alunos majoritariamente concluintes do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de Formação de Professores para o Pré-escolar e 18 a 48 Série do Ensino Fundamental (atualmente correspondente ao de Pedagogia), da Universidade Estadual do Pará (UEPA). O corpus se constitui em um conjunto de trinta relatos, gerados por meio de entrevistas semi-estruturadas em torno de determinados temas que serviram de parâmetro para a análise dados. Do ponto de vista teóricodisciplinar, o estudo inscreve-se na esteira de estudos em Lingüística Aplicada, especialmente naqueles que se ocupam da problemática do letramento e da formação docente. Já do ponto de vista metodológico, a análise empreendida pressupõe ser possível detectar nos relatos dos alunos - naquilo que dizem e no modo com que esse dizer é formulado - indícios de suas percepções sobre o tema em questão no estudo - a relação entre leitura e formação docente considerando essa relação no domínio das licenciaturas, na área das humanidades, em duas instituições públicas de ensino superior. Tais indícios relacionam~se não apenas ao papel da leitura na sua formação, mas a outros tantos aspectos relacionados às finalidades da escola; à dimensão teórica e prática da formação acadêmica; aos suportes e gêneros textuais em que constituem as suas práticas de leitura dentro e fora da universidade; e as suas expectativas quanto à prática profissional para que foram formados. A análise dos dados nos permitiu traçar os contornos de um perfil situado de um profissional em estágio final de formação acadêmica, no que se refere tanto a seu processo de letramento, ou seja, a sua constituição como leitor, quanto a sua formação como formador de leitores. Na perspectiva dos estudos aplicados, esses resultados podem subsidiar a reflexão sobre as políticas públicas de formação acadêmica e de formação continuada do professor.
Assuntos Professores - Formação
Leitura
Lingüística aplicada
Professores alfabetizadores