Número de Chamada
|
334 S112e MP
|
Autor Principal
|
Saavedra, Maria Fátima de Melo
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Azevedo, Terezinha Velia Marques de Nascimento, Maria Antônia Cardoso do , orientador Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Gestão de Cooperativas
|
Título Principal
|
Educação e cooperação: diagnóstico das cooperativas do sistema SICOOB Amazônia / Maria Fátima de Melo Saavedra, Terezinha Velia Marques de Azevedo; orientador Maria Antonia Cardoso Nascimento
|
Publicação
|
2007.
|
Descrição Física
|
75 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Gestão de Cooperativas, 2007 Inclui referências bibliográficas Resumo: A educaçao e a cooperaçao sao duas praticas sociais que, sob certos aspectos, uma contem a outra. Na educaçao pode-se identificar praticas cooperativas e na cooperaçao pode-se identificar praticas educativas. Entrelaçam-se e potencializam-se como processos sociais. Na Autogestao de cooperativas, a formaçao e treinamento dos associados devem estar entre as principais metas a serem alcançadas. A participaçao, bem como o interesse do associado pela sua cooperativa e fruto de um trabalho educativo junto a ele e sua familia. Ou seja, as pessoas so participam daquilo que conhecem ou quando se sentem a vontade para expor suas ideias e criticas. O cooperativismo regional local, considerando algumas condiçoes da regiao amazonica, como: dificuldades de meios de comunicaçao, deficiencias de transporte, grande dispersao demografica; enfrenta dificuldades que o distancia do desenvolvimento de outras regioes, como sul e sudeste do Pais. Ha que se considerar tambem as diferenças culturais existentes entre as diversas regioes do Brasil, cujas origens estao na formaçao e colonizaçao das mesmas.
|
Assuntos
|
Cooperativas Amazônia Educação Amazônia Cooperativas - Administração
|
|