Número de Chamada
|
370.91734 C287r MP
|
Autor Principal
|
Carmo, Eraldo Souza do
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Ponte, Tereza Ximenes , orientador Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Programa Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas
|
Título Principal
|
Replicação dos conhecimentos da pedagogia da alternância para o desenvolvimento das comunidades no município de Cametá-PA / Eraldo Souza do Carmo; orientador, Tereza Maria Ximenes Ponte
|
Publicação
|
2007.
|
Descrição Física
|
157 f. : il. color. ; 30 cm
|
Notas
|
Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, 2007 Inclui bibliografias Resumo: O estudo tem como objetivo analisar a replicaçao dos egressos da Casa Familiar Rural de Cameta adquiridos por meio da Padagogia da Alternancia para o desenvolvimento das suas comunidades. O problema que norteou a pesquisa se fundamentou na necessidade de saber se os egressos, apos o processo formativo, vem replicando os conhecimentos nas propriedades rurais de suas familias. No primeiro momento, apresentamos o locus da pesquisa (localizaçao geografica, historica e aspectos socioeconomico do municipio de Cameta). Em seguida, realizamos uma discussao acerca das Casas Familiares Rurais e seu processo historico, os processos legais que as fundamentam, a Pedagogia da Alternancia, com destaque aos pressupostos metodologicos que as caracterizam. Outro aspecto trabalhado diz respeito a participaçao das comunidades na conquista da CFR de Cameta pelos trabalhadores rurais e pescadores artesanais. Por fim, apresentamos as caracteristicas scioeconomicas da area em que os sujeitos da pesquisa se encontram (BR 442) e realizamos uma discussao acerca da replicaçao dos conhecimentos dos egressos nas propriedades rurais, buscando compreender as dinamicas economicas que se apresentam e se relacionam com a economia solidaria, enquanto uma nova matriz de desenvolvimento local. Por fim, dstacamos as nossas impressoes sobre a replicaçao dos conhecimentos dos egressos formados a partir da proposta metodologica da Pedagogia da Alternancia.
|
Assuntos
|
Educação rural Cametá (PA) Educação de adultos Cametá (PA)
|
|