Número de Chamada
|
153.15 B732c DIS
|
Autor Principal
|
Borges, Sarah Almada de Abreu
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Alves, José Moisés , orientador Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
|
Título Principal
|
A Construção de conhecimentos em um curso de curta duração no contexto orgnizacional / Sarah Almada de Abreu Borges; orientador, José Moysés Alves; co-orientadora, Sônia Regina dos Santos Teixeira
|
Publicação
|
2008.
|
Descrição Física
|
22 f. ; 29 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2008
Inclui referências bibliográficas Orientados pela perspectiva histórico-cultural, objetivamos compreender microprocessos de ensino-aprendizagem em contexto organizacional, considerando a escassez de pesquisas sobre o tema. Registramos em áudio e vídeo todas as atividades de um curso de curta duração sobre como falar em público, oferecido pelo SebraeIP A. Participaram do curso uma instrutora e 20 aprendizes adultos. Analisamos as transcrições das interações discursivas entre os participantes. Constatamos que todos os aprendizes tinham uma motivação intrínseca para realizar o curso. Verificamos que segurança, clareza e objetividade foram as competências enfatizadas durante o curso e que a abordagem comunicativa adotada pela instrutora foi, predominantemente, interativa de autoridade. Focalizamos, além dos aspectos cognitivos, aspectos afetivos constitutivos do processo de ensino-aprendizagem e procuramos relacionar o nível microssocial das interações em sala de aula com o nível macrossocial.
|
Assuntos
|
Aprendizagem de adultos Ensino Motivação (Psicologia) Interação social
|
|