Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
469.8    S725d    DIS   
Autor Principal Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de
Entradas Secundárias - Autor Macedo, Célia Maria Macedo de , orientador
Universidade Federal do Pará. Instituto de Letras e Comunicação Programa de Pós-Graduação em Letras
Título Principal Dissertação de vestibular : um enfoque funcional sobre a organização do gênero / Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa; orientadora, Célia Macêdo de Macêdo
Publicação 2007.
Descrição Física 104 f. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Institututo de Letras e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Belém, 2007
Inclui referências bibliográficas
Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a contribuição das estruturas de Tema para a organização da informação em dissertações. Para essa pesquisa, foram utilizados 44 textos produzidos por alunos do Convênio Especial (CE) do extinto Sistema de Ensino Elite. Os textos foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo (01 - 22) traz textos com média maior que 6,0, e o segundo (23 - 44) textos com média igualou menor que 6,0. A base teórica assenta-se nos estudos de Halliday (1994), Thompson (1996), Eggins (1994), Neves (1997, 2002), Bakhtin (1992), Marcuschi (1999, 2002), Travaglia (2002), Rojo (2005), Koch (2002, 2006), Souza (2003), Bronckart (2003), PilIar (2002) e Fries (1994). Nos textos analisados, identifico as estruturas de Tema presentes em cada parte do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e os elementos que formam essas estruturas. Os resultados apontam para o fato de que não há diferença entre os tipos de Temas escolhidos nos dois grupos, mas os elementos ternáticos e o método de desenvolvimento diferem. No que diz respeito aos padrões de desenvolvimento, nos textos do primeiro grupo, a maior incidência foi do padrão zig-zag e, nos do segundo grupo, do tema reiterado. A análise dos textos mostra que não é a escolha de determinada estrutura de Tema que garante uma boa organização do texto, mas sim a escolha de qual elemento é escolhido para ocupar a posição ternática.
Assuntos Língua portuguesa - Composição e exercícios
Redação acadêmica
Funcionalismo (Linguística)