Número de Chamada
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469.8 S725d DIS
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Autor Principal
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Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de
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Entradas Secundárias - Autor
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Macedo, Célia Maria Macedo de , orientador Universidade Federal do Pará. Instituto de Letras e Comunicação Programa de Pós-Graduação em Letras
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Título Principal
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Dissertação de vestibular : um enfoque funcional sobre a organização do gênero / Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa; orientadora, Célia Macêdo de Macêdo
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Publicação
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2007.
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Descrição Física
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104 f. ; 31 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Institututo de Letras e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Belém, 2007 Inclui referências bibliográficas Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a contribuição das estruturas de Tema para a organização da informação em dissertações. Para essa pesquisa, foram utilizados 44 textos produzidos por alunos do Convênio Especial (CE) do extinto Sistema de Ensino Elite. Os textos foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo (01 - 22) traz textos com média maior que 6,0, e o segundo (23 - 44) textos com média igualou menor que 6,0. A base teórica assenta-se nos estudos de Halliday (1994), Thompson (1996), Eggins (1994), Neves (1997, 2002), Bakhtin (1992), Marcuschi (1999, 2002), Travaglia (2002), Rojo (2005), Koch (2002, 2006), Souza (2003), Bronckart (2003), PilIar (2002) e Fries (1994). Nos textos analisados, identifico as estruturas de Tema presentes em cada parte do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e os elementos que formam essas estruturas. Os resultados apontam para o fato de que não há diferença entre os tipos de Temas escolhidos nos dois grupos, mas os elementos ternáticos e o método de desenvolvimento diferem. No que diz respeito aos padrões de desenvolvimento, nos textos do primeiro grupo, a maior incidência foi do padrão zig-zag e, nos do segundo grupo, do tema reiterado. A análise dos textos mostra que não é a escolha de determinada estrutura de Tema que garante uma boa organização do texto, mas sim a escolha de qual elemento é escolhido para ocupar a posição ternática.
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Assuntos
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Língua portuguesa - Composição e exercícios Redação acadêmica Funcionalismo (Linguística)
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