Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
338.298115    R484i    DIS   
Autor Principal Ribeiro, Lilian Lopes
Entradas Secundárias - Autor Monteiro, Maurílio de Abreu , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Impacto da atividade minero-metalúrgica na qualidade de vida em Barcarena entre 1991 e 2000: uma análise intermunicipal a partir dos indicadores sócio-econômicos / Lilian Lopes Ribeiro; orientador, Maurílio de Abreu Monteiro
Publicação 2007.
Descrição Física 105 f. : il. (color.) ; 29 cm.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, 2007.
Inclui bibliografias
Resumo: Este estudo teve como objetivo primordial analisar o impacto da atividade minero-metalurgica na qualidade de vida intramunicipal em Barcarena, a partir dos indicadores e índices sócio-econômicos nas dimensões renda, educação, habitação e saneamento, tendo como base de dados o Censo Demográfico Brasileiro de 1991 e200 do IBGE. Para tal, formulou-se a hipótese de que o acelerado crescimento econômico de Barcarena impulsionado, sobretudo pela minero-metalurgia não tem colaborado significativamente para a melhoria na qualidade de vida do município. Adotou-se como metodologia às análises comparativas temporal, intra e intermunicipal, tendo como embasamento para a discussão dos resultados obtidos uma revisão descritiva de diversos autores acerca do tema. Conclui-se que, embora a minero-metalúrgia não seja uma atividade promotora de um desenvolvimento econômico e humano originalmente endógeno, a população de Barcarena experimentou entre os anos de 1991 e 2000 uma leve melhora na qualidade de vida nos aspectos verificados. Conclui-se ainda que, as condições de vida dos moradores desse município poderiam ter sido melhores se a influência positiva dessa atividade não tivesse sido neutralizada pelo acelerado crescimento populacional.
Assuntos Albras (Firma)
Projetos de desenvolvimento econômico Barcarena (PA)
Indústria mineral Barcarena (PA)
Barcarena (PA) - Aspectos sociais
Barcarena (PA) - Aspectos econômicos