Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.12    M672i    DIS   
Autor Principal Miranda, Maria Josevett Almeida
Entradas Secundárias - Autor Rodrigues, Denise de Souza Simões , orientador
Universidade do Estado do Pará. Centro de Ciências Sociais e Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Título Principal A Interdisciplinaridade no curso de formação de professores da UEPA : mito ou realidade? / Maria Josevett Almeida Miranda; orientadora, Denise de Souza Simões Rodrigues
Publicação 2007.
Descrição Física 206 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Formação de Professores
Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2007
Esta dissertação de mestrado trata das relações entre o pensado e o vivido do processo de interdisciplinaridade como princípio. teórico-prático do Curso de Formação de Professores da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Este Curso, na sua trajetória de mais de quinze anos de existência, passou por várias reformulações em face das influências históricas, políticas e educacionais da sociedade paraense. Na atualidade, viveu o dilema de extinção no Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE, o que acarretou profunda instabilidade política e emocional na comunidade universitária da UEPA. Este estudo demonstra como se deu a prática Interdisciplinar no Curso sob a ótica dos professores, dos alunos e de ex-coordenador.es.,em..seu processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, acr~ditamos que este trabalho pode subsidiar a formulação de Projetos Políticos Pedagógicos aos Cursos de Formação de Professores de nível superior, objetivando superar os limites e as dificuldades impostas pelas contradições sociais da sociedade capitalista na educação superior brasileira.
Assuntos Professores - Formação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação